UFJF oferece programação cultural e de oficinas na 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

ufjf-oferece-programacao-cultural-e-de-oficinas-na-74a-reuniao-anual-da-sociedade-brasileira-para-o-progresso-da-ciencia


Evento será virtual e contará com palestras, painéis, mesas e apresentações até o dia 24 de julho. Veja mais. Imagem de arquivo mostra campus da UFJF em Juiz de Fora
Carlos Mendonça/Prefeitura de Juiz de Fora
A 73ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) será realizada a partir deste domingo (18) em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento ocorre de forma virtual por causa da pandemia de Covid-19 e terá palestras, oficinas, apresentações e outros.
De acordo com a UFJF, a programação segue até até o próximo sábado (24) com o tema “Todas as ciências são humanas e essenciais à sociedade”.
O objetivo do congresso é debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.
Programação
A semana contará com painéis, mesas redondas, conferências, apresentações culturais na SBPC Cultural, premiações e atividades científicas. As ações terão entre os participantes pesquisadores e gestores do sistema estadual e nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).
Programação completa da SBPC Jovem e Família
A programação científica se soma às atividades da SBPC Inovação e SBPC Afro e Indígena. No total, serão realizadas, ao longo do período, 32 conferências, 52 mesas redondas, 22 painéis, 4 sessões especiais e3 oficinas de bate-papo.
Também serão oferecidos 34 minicursos, com carga horária de 8 horas, em diversas áreas do conhecimento. As inscrições on-line vão até este domingo no site do evento.
A programação completa da 73ª Reunião Anual da SBPC traz nomes de projeção no cenário científico nacional e acontece entre os dias 18 e 23 de julho, sendo transmitida pelos canais SBPCnet, TV UFJF, Centro de Ciências UFJF, Critt – UFJF, UFJF Notícias e Revista A3 UFJF.
Programação cultural
As apresentações da SBPC Cultural serão realizadas todos os dias a partir das 21h30:
18 julho [ DOMINGO]
Atração Cultural JF: “Angélica” (música de Chico Buarque) – Coral da UFJF
19 julho [ SEGUNDA-FEIRA]
Atração Cultural: “Samba na Intimidade” – Roger Resende
20 julho [TERÇA-FEIRA]
Atração Cultural: Banda Muamba
21 julho [ QUARTA-FEIRA]
Atração Cultural: “Piano e voz na poesia de Mamão” – Alexandre Pereira e Victor Cassemiro
22 julho [ QUINTA-FEIRA]
Atração Cultural: “Cabaret dos Seres da Ribalta” – Movimento Artístico Evolucionário (MARE)
23 julho [ SEXTA-FEIRA]
Atração Cultural: “Akuandub” – Banda Mauloa
24 julho [ SÁBADO]
Atração Cultural: “Operando: Edição Virtual” – Orquestra Sinfônica e Coral Pró-Música
Importância do evento
Mascote Quark da SBPC
UFJF/Divulgação
O reitor da UFJF, Marcus David, afirmou ser um orgulho receber e partilhar a organização da Reunião Anual da SBPC.
“É, certamente, um dos maiores eventos da ciência nacional. Em um momento em que fica tão evidente para toda a sociedade a importância da ciência como uma forma de enfrentarmos momentos tão difíceis, sediar um evento como esse ganha uma expressão ainda maior, pois valoriza a ciência, a pesquisa e as universidades públicas brasileiras”, explicou.
UFJF realiza 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
A pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da UFJF, Mônica Ribeiro de Oliveira, destacou que a realização do evento é o resultado de um grande esforço institucional.
“Agradecemos a toda comunidade científica que respondeu prontamente aos nossos convites, desde a indicação do tema para a Reunião até a rica oferta de mesas, painéis e conferências. O tema da Semana cumpre um duplo papel nos dias de hoje: parte do princípio de que a ciência é uma construção coletiva e deve produzir conhecimentos em diferentes áreas para a promoção do bem público; como também valoriza as Ciências Humanas, atualmente muito desfavorecidas pelas atuais políticas de fomento”, complementou.
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campo das Vertentes

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *