Segundo brigadistas, dois focos já foram controlados, mas um ainda segue ativo
Um dos principais destinos turísticos do país, o Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, sofre com um incêndio florestal que já dura três dias.
O Corpo de Bombeiros da Bahia informou que está atuando em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e brigadistas voluntários no combate ao fogo, que ocorre na região do Vale do Capão, na cidade de Palmeiras, desde o último sábado (30).
Dois aviões modelo Air Tractor, auxiliam as equipes de solo no combate.
Segundo a Brigada Voluntária do Vale do Capão (BV-VC), o incêndio é de origem criminosa. A Polícia Civil da Bahia disse que não encontrou registro de ocorrência para a localidade.
No boletim atualizado nesta segunda-feira (01), o BV-VC informou que um grande foco do incêndio ainda segue ativo, na região do Morrão e de Lençóis. Os outros dois focos do fogo, na região da Serra do Candombá, foram controlados, mas seguem em monitoramento.
Ainda de acordo com os brigadistas, a região afetada é muito importante, pois é onde ocorre a formação da Bacia do Rio Capivara, e uma das principais nascentes da Chapada é ameaçada.
A Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC) pediu doação de água para os brigadistas que atuam no combate ao fogo.
A CNN entrou em contato com o ICMBio e aguarda retorno.
Fonte: CNN Brasil