Tela Noticias

Encceja 2020: veja dicas de redação

encceja-2020:-veja-dicas-de-redacao


Exame que permite obtenção de certificado de conclusão do ensino fundamental e do médio ocorre no domingo (29). Professores dão dicas para candidatos arrasarem na redação do Encceja.
Reprodução/TV Mirante
Acontece no domingo (29) o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020, que dá certificação do ensino fundamental ou do ensino médio a pessoas que não terminaram essas etapas em idade regular.
São quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha. Mas o que pode deixar o candidato nervoso é a redação dissertativa-argumentativa de até 30 linhas.
LEIA TAMBÉM
ENCCEJA 2020: o que você precisa saber sobre o exame
COVID: participantes com vírus têm até sexta para pedir reaplicação do Encceja
Para ajudar aqueles que vão participar do Encceja, o G1 conversou com professores de língua portuguesa que lecionam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) para reunir dicas aos estudantes. Veja a seguir:
1- Confira quais os temas das últimas edições
A primeira dica é: leia, se informe e fique atualizado para se sentir mais seguro na hora da redação. Fique atento aos temas que caíram nas últimas edições:
2017 – Ensino Fundamental: A importância da vacinação para a saúde pública
2017 – Ensino Médio: A questão da adoção de crianças e adolescentes no Brasil
2018 – Ensino Fundamental: Possibilidades de uma alimentação segura para a população brasileira
2018 – Ensino Médio: Os riscos do trabalho noturno para a saúde do trabalhador
2019 – Ensino Fundamental: Novas formas de consumo consciente
2019 – Ensino Médio: A organização do tempo e o acesso às redes sociais
2- Comece pela redação
Começar a responder a prova pela redação pode ser imprescindível para tirar uma boa nota na avaliação, diz o professor de língua portuguesa Caio César. Para ele, estar com a mente “fresca” na hora de ler a proposta e os textos motivadores é um facilitador.
“Quando o tempo começar, procure a proposta de redação, veja o que está sendo pedido e o que você sabe sobre o assunto”, diz ele, que leciona para turmas de ensino médio da EJA na Escola Estadual Maria Auxiliadora Embu das Artes, região metropolitana de São Paulo.
Atenção para uma dica presente na própria prova: a proposta da redação sempre vem acompanhada de textos motivadores que contextualizam o assunto e apresentam pontos a serem considerados pelo candidato. Eles norteiam o que a banca examinadora espera do texto.
3- Faça tópicos e um rascunho
Após ler o tema e os textos motivadores, o candidato deve rascunhar a redação. “Use o verso das páginas que estão em branco”, sugere o professor Caio.
A professora Alessandra Henriques Gomes, do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (Cieja) Paula Emílio Fanzolini, dá outra dica:
“Faça tópicos antes de começar a escrever. Há alunos que fazem rascunhos inteiros, mas tópicos podem ajudar a ordenar as ideias”, explica.
4- Estruture seu texto por parágrafos
Pensar na estrutura da redação antes de começá-la também é importante, segundo os professores. Assim, o candidato pode decidir a melhor maneira de introduzir o tema, dividir seus argumentos e finalizar o texto. Quatro ou cinco parágrafos, respeitando o limite de linhas da proposta, são ideais.
A redação precisa estar com parágrafos bem estruturados, escrita com letra legível e seguindo o espaçamento disponibilizado na folha de resposta. Isso faz com que o texto fique mais atrativo para o avaliador.
Primeiro parágrafo: Introduza, de maneira genérica, o que vai ser abordado na redação. Separe assuntos relacionados ao tema sobre os quais consiga falar e apresente-os na introdução. Eles serão desenvolvidos nos próximos parágrafos. Indique os problemas do tema.
Segundo e terceiro parágrafos: Desenvolva os assuntos relacionados ao tema da redação. Eles são positivos? Por quê? São negativos? Explique. Não causam impactos? Contextualize. É aqui que fica a chamada parte argumentativa do texto. Use um parágrafo extra se precisar.
Quarto parágrafo: Conclua as ideias que foram apresentadas nos parágrafos anteriores. Use conjunções conclusivas como “Conclui-se”, “Enfim”, “Em suma”. E lembre-se de propor uma solução ao problema exposto, indicando quem vai resolvê-lo e como vai fazer isso.
Dica: Não é recomendado exagerar no tamanho da redação, porque a prova indica a quantidade de linhas a serem usadas e é importante respeitá-la. Textos grandes também podem confundir as ideias apresentadas e dificultar a conclusão.
5- Não fuja do tema proposto
O tema da redação está descrito na prova e não pode ser alterado pelo candidato, por isso é importantíssimo que ele se mantenha fiel ao que foi pedido.
O autor pode optar por citar acontecimentos históricos, movimentos filosóficos ou outros marcos de variadas áreas do conhecimento, desde que estejam relacionados ao tema. Mas, atenção: eles não devem se tornar o centro da discussão.
Reproduzir partes dos textos motivadores na redação não é bem visto. E, se optar por citar textos de outros autores, é imprescindível dar o devido crédito – dizer quem escreveu.
Ainda dentro da proposta, é importante que o formato dissertativo-argumentativo seja respeitado. Isso significa que o candidato não deve fazer uma poesia, conto ou narrativa em primeira pessoa. Desenhar na folha da redação também não é indicado.
6- Dicas extras
Não pule linhas entre o título e a introdução e entre os demais parágrafos. Quando uma sentença é concluída, a próxima deve começar na linha seguinte;
Sempre comece os parágrafos com letras maiúsculas;
Sempre coloque ponto no final dos parágrafos;
Não escreva “fim” após a conclusão do texto dissertativo-argumentativo;
Não assine a folha da redação ao final do texto. Apenas preencha as informações nos campos indicados;
Nunca invente dados para a redação;
Não generalize;
Não faça afirmações que firam a dignidade humana.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *