Tela Noticias

Seduc e Sesau discute monitoramento de saúde no ambiente escolar

seduc-e-sesau-discute-monitoramento-de-saude-no-ambiente-escolar

Visando aprimorar o processo de acompanhamento do ambiente escolar na operacionalização de protocolos sanitários, a Diretoria Pedagógica (Dipe) da Secretaria da Educação (Seduc) reuniu-se com a Secretaria da Saúde (Sesau), na tarde desta terça-feira (14/9), às 14h, no auditório da Dipe. Técnicos da pasta participaram do encontro.

O evento foi marcado por indicações preventivas, aprofundando situações abordadas pelo protocolo sanitário elaborado pela Sesau. Segundo Hosana Gonçalves, gerente de currículo da Seduc, a reunião foi mais uma pausa avaliativa orientada por um sentido prático. “Senti essa carência, pois algumas orientações são gerais, mas a escola vivencia situações mais específicas, que demandam ações pontuais. Por exemplo, como proceder caso um estudante tenha frequentado o ambiente escolar e em certo momento faça uma testagem positiva, sem nem necessariamente ter sido para a Covid-19? Como proceder nesses casos? ”, questionou a gestora.

Viviane Góes Prado, enfermeira e assessora técnica da Sesau, destacou que o que a pandemia mais ensinou foi que se há de aprender a lidar com a dúvida. “Por mais que se tenha protocolos, precisamos estar em constante atualização. Por essa razão, acredito que nós, Seduc e Sesau, devamos estabelecer um canal de comunicação direta entre nós, a fim de dar conta das especificidades com a celeridade necessária, sem correr o risco de engessar informações num boletim epidemiológico, por exemplo”, observou a profissional.

A parceria entre as pastas vem se desenvolvendo desde 2020 com a finalidade principal de elaborar protocolos na prevenção à Covid-19. Essa regulamentação foi disponibilizada para toda a rede, já em funcionamento desde o mês de agosto. As práticas vêm se consolidando na medida em que dúvidas ou situações hipotéticas são problematizadas, e construídas sobre o lastro de ajustes que se fizerem necessários, a fim de garantir ambiente seguro a toda comunidade escolar.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *