Homenagem e emoção marcam inauguração do novo Horto Florestal Linaldo da Silva

homenagem-e-emocao-marcam-inauguracao-do-novo-horto-florestal-linaldo-da-silva

O Horto Florestal Linaldo da Silva foi entregue à população de Camaçari na noite desta segunda-feira (27/9), véspera do aniversário da cidade, celebrado neste 28 de setembro. Oferecendo mais uma opção de lazer para a comunidade, o local conta com um espaço amplo, moderno, atrativo, destinado para o convívio social e a preservação do meio ambiente. O ato foi marcado por momentos de muita emoção com as homenagens prestadas aos saudosos Genival Seixas, ex-gestor da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), que deu nome ao pavilhão ambiental, e Linaldo da Silva, pai do prefeito Elinaldo Araújo, que deu nome ao novo horto.

Para Ana Luiza Campos, mulher de Genival Seixas (in memorian), foi um momento emocionante e merecido. “Muita alegria, muito agradecimento ao prefeito pela oportunidade de realização. Estamos muito felizes”, disse ao destacar os 28 anos de serviço prestados pelo marido à população de Camaçari. A inauguração foi cheia de comoção também para Dona Ana Araújo da Silva, mãe do prefeito e esposa de Linaldo da Silva (in memorian), que também recebeu uma placa em homenagem ao esposo. “Que felicidade eu estar aqui hoje ao lado do meu filho, entregando esse lugar lindo, como o nome do meu marido. Estou muito emocionada com tudo isso”, disse a matriarca da família.

Ao fazer uso da palavra, o chefe do Executivo, Elinaldo Araújo, agradeceu a presença de todos e ao Legislativo pela aprovação do Projeto de Lei. “Em nome da minha família, eu quero agradecer à Câmara que concedeu essa homenagem ao meu pai Linaldo da Silva. Meu pai foi uma pessoa fundamental em minha vida, me educou, que me preparou e que sempre me dizia: meu filho, nunca tenha medo de nada, foque no que você quer. Caminhe que você vai vencer!”, concluiu.

O novo Horto Florestal Linaldo da Silva será aberto para visitação a partir desta terça-feira (28/9), dia em que Camaçari completa 263 anos de emancipação política. O acesso é gratuito, e acontecerá de terça a domingo, incluindo feriados, das 9h às 17h, mediante solicitação prévia, através de formulário on-line, por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdRYQkj8P7a538FabwDLIklsMl19B9h5wKTtH43XdEso-CI7A/viewform, quetambém está disponível no perfil oficial do Horto no Instagram (@hortoflorestalofc). Outra forma de agendamento é pelo telefone (71) 3644-1168.

O complexo ambiental possui aproximadamente quatro hectares, cerca de 42 mil metros quadrados de área, e foi reestruturado para o entretenimento das famílias camaçarienses e a promoção de ações educativas e incentivo à preservação ambiental. O local conta com gazebo, quiosque, pergolado, administração, banheiros públicos, pavilhões ambiental e infantil, viveiro, urbanismo, paisagismo, iluminação pública e teve o caminho de passeios remodelado. Além dos espaços família margarida, jasmim, orquídea e rosas; parque infantil, administração e o viveiro.

As melhorias executadas no local são resultados do compromisso do governo municipal com a população e a iniciativa faz parte do pacote de ações previstas pelo Programa de Integração e Desenvolvimento Urbano, Social e Ambiental de Camaçari.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de secretários e vereadores municipais, além de autoridades militares e religiosas. O ato teve ainda a participação de representantes do legislativo estadual e federal, como o deputado Paulo Azi. Também estava na cerimônia de entrega do equipamento, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, bem como autoridades políticas de diversas cidades do estado.

Homenageados

Linaldo da Silva – Nasceu em casa, em Amado Bahia na Cidade de Mata de São João, no dia 27 de setembro de 1944. Foi criado até os 12 anos por um amigo da família Policial Militar, e aos 13 anos voltou a morar com sua genitora na cidade em que nasceu. Em 1958, com 14 anos de idade veio para Camaçari, passando a morar no bairro do Ponto Certo.

Em uma viagem de passeio à cidade de Serrinha no ano de 1968, conheceu sua então futura esposa Ana Araújo da Silva, com quem se casou no ano de 1970 em Serrinha, trazendo sua esposa para morar consigo em Camaçari, no bairro Alto da Cruz. No ano 1982, passou a morar no bairro da Gleba B. Desde sua vinda para a Gleba B começou a trabalhar no Bar Boa Esperança, localizado, atualmente, na praça Hildete Reis. Com um quadro de saúde comprometido devido a um câncer, após agravamento da doença, no dia 9 de fevereiro de 2017 veio a óbito, aos 72 anos, por sepse (infecção generalizada).

Genival Seixas – Nascido em 30 de março de 1967, era casado com Ana Luiza Campos, pai de João Pedro Campos de Carvalho Graça, 12 anos, e Gabriel Campos de Carvalho Graça, de 8 anos. Formado em arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), era concursado da Prefeitura de Camaçari há 27 anos, e ao longo de sua trajetória ficou a frente da Sedur pelo período de dois anos, tendo desempenhado um trabalho de excelência, contribuindo para o desenvolvimento do município e para a qualidade da gestão.

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *