Segundo a Receita, 5º lote será pago em 30 de setembro. Também serão liberadas consultas aos chamados lotes residuais de anos anteriores. Página da Receita Federal para consulta de restituição do imposto de renda pelo CPF
Reprodução/Receita Federal
A consulta ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda 2022 deve começar nesta sexta-feira (23). A Receita Federal ainda não confirmou a data para início da consulta, mas ela tradicionalmente começa uma semana antes do depósito, que vai acontecer em 30 de setembro.
Os quatro primeiros lotes foram pagos em 31 de maio, 30 de junho, 29 de julho e em 31 de agosto para 17,3 milhões contribuintes.
IR 2022: Saiba como consultar lotes de restituição e veja o calendário
O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração.
Pelas regras do Imposto de Renda, o valor da restituição é atualizado pela taxa Selic acumulada a partir do mês seguinte ao prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito. Atualmente, a taxa básica de juros está em 13,25% ao ano.
Ou seja, nos próximos lotes, a taxa Selic será também aplicada no cálculo dos valores de restituição a serem depositados.
Se o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o contribuinte deve reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, acessando o endereço https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Como consultar?
As consultas podem ser feitas:
na página da Receita na internet;
no aplicativo da Receita para tablets e smartphones.
– Clique aqui para baixar a versão para Android
– Clique aqui para baixar a versão para iOS (Apple)
Malha fina
O contribuinte poderá saber, ao realizar a consulta, se há ou não pendências que impeçam o pagamento da restituição, ou seja, se ele caiu na chamada “malha fina”.
Para saber se está na malha fina, os contribuintes também podem acessar o “extrato” do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).
Para acessar o extrato do IR é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.
Veja o passo a passo do extrato do IR
As restituições de declarações que apresentam inconsistência (em situação de malha) são liberadas apenas depois de corrigidas pelo cidadão, ou após o contribuinte apresentar comprovação de que sua declaração está correta.
- Matrículas abertas para cursos técnicos no CETEP de Camaçari
- Senai oferece mais de 600 vagas para cursos gratuitos de jovem aprendiz na Bahia; saiba como se inscrever
- Sesi abre inscrições para processo seletivo com mais de 10 mil vagas de cursos gratuitos para Salvador e mais 8 cidades
- Com investimento de R$ 1,5 milhão, Sesab entrega equipamentos para reforçar a saúde de Camaçari
- Luiz Caetano Apresenta Novo Secretariado com Foco em Gestão Técnica e Experiência
- Dólar sobe a R$ 5,80 com cenário global e dados; bolsa cai
- “Tarifaço” de Trump cria oportunidades para o Brasil? Entenda
- Dólar inverte para queda após EUA suspenderem tarifas do México; bolsa cai
- Estatais registram em 2024 pior déficit da história
- Real é segunda moeda que mais valorizou no mundo em janeiro; veja ranking
- Lula diz que é cedo para medir aprovação e que seguirá viajando pelo Brasil
- Janja viajará pelo país com ministros para mostrar resultados do governo
- Lula vai ao Uruguai para posse de Yamandú Orsi
- Alta dos alimentos não é culpa da produção agrícola, diz ministro
- Tem razão quem prega por transparência, sou o 1º dessa fila, diz Motta