Tela Noticias

Economia brasileira cresce 0,4% no 3º trimestre, aponta Monitor do PIB da FGV

Economia brasileira cresce 0,4% no 3º trimestre, aponta Monitor do PIB da FGV

Na comparação interanual, expansão econômica foi de 3,2% no período. A economia brasileira teve crescimento de 0,4% no terceiro trimestre de 2022, em comparação aos três meses anteriores, considerando-se dados com ajuste sazonal, diz o Monitor do PIB, calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre).
Na comparação interanual (em relação ao mesmo trimestre de 2021), o crescimento da economia no terceiro trimestre foi de 3,2%. Na análise mensal, a economia teve baixa de 0,4% no mês em setembro e cresceu 2,3% em relação a setembro de 2021.
“O crescimento de 0,4% do PIB no terceiro trimestre reflete o desempenho positivo das três grandes atividades econômicas (agropecuária, indústria e serviços) e de todos os componentes da demanda. Apesar desse desempenho positivo o resultado do terceiro trimestre mostra perda de força da economia, por apresentar taxa de crescimento menor do que as observadas no primeiro e no segundo trimestre do ano. Observa-se que o recuo registrado em setembro é o segundo consecutivo da atividade econômica e sinaliza dificuldade de a economia manter o ritmo de crescimento registrado no início do ano. Não é surpresa que os juros em patamares elevados tenham se refletido em dificuldade para a economia no segundo semestre. Graças aos estímulos fiscais que ocorreram na economia ao longo do ano, o início do enfraquecimento econômico de certa forma demorou a chegar”, diz Juliana Trece, coordenadora da pesquisa, em comentário no relatório.
Cresce consumo das famílias
O consumo das famílias cresceu 5,6% no terceiro trimestre, segundo o Monitor. O crescimento segue impulsionado pelo consumo de serviços. Desde o segundo trimestre o consumo de produtos não duráveis também tem apresentado relevância para o crescimento do consumo das famílias. Destaca-se a queda continuada do consumo dos produtos duráveis desde o terceiro trimestre de 2021.
A formação bruta de capital fixo (FBCF) cresceu 5,6% no terceiro trimestre, diz o FGV Ibre. O principal responsável por este crescimento foi o segmento de máquinas e equipamentos. Embora este segmento tenha iniciado o ano com taxas expressivamente negativas, passou a crescer desde o trimestre móvel findo em julho. Esse crescimento é explicado principalmente pelo desempenho das máquinas e equipamentos importados.
A exportação de bens e serviços cresceu 6,3% no terceiro trimestre. Este crescimento foi devido ao crescimento de praticamente todos os segmentos, com destaque para as maiores contribuições da exportação de bens intermediários e dos serviços. O único segmento da exportação que retraiu foi o da extrativa mineral que recuou 0,9%.
A importação de bens e serviços cresceu 7,4% no terceiro trimestre. O desempenho positivo da importação de serviços, bens intermediários e bens de capital contribuíram para esse crescimento.
Em termos monetários, o FGV Ibre estima que o acumulado do PIB até o terceiro trimestre, em valores correntes, foi de R$ 7,24 trilhões.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *