Inep dá início a aplicação do Pisa, programa que avalia conhecimento de matemática dos estudantes

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Avaliação será feita em formato eletrônico, em sessões de até 6 horas de duração

Avaliação será feita em formato eletrônico, em sessões de até 6 horas de duração
Tomaz Silva/Agência Brasil

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) começou a aplicar na segunda-feira (18) as provas do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes).

Estudantes de todo o país, com 15 anos de idade e que estejam matriculados a partir do 7º ano do ensino fundamental, serão avaliados até o dia 31 de maio. O principal domínio a ser avaliado este ano será matemática, mas os estudantes também serão testados em leitura e ciências, além de letramento financeiro e pensamento criativo.

A avaliação será feita em formato eletrônico, em sessões de até 6 horas de duração. No caso de escolas que não têm os equipamentos necessários, a FGV (Fundação Getulio Vargas), contratada para aplicar as provas, fornecerá os notebooks.

Além de avaliar o conhecimento dos estudantes, também serão aplicados questionários aos estudantes, seus pais, professores e diretores das escolas para obtenção de informações sobre os principais aspectos dos ambientes familiar e escolar dos jovens, incluindo o percurso pedagógico e as experiências de aprendizagem. Os diretores das escolas também poderão responder a um questionário específico, online, sobre sua própria formação pedagógica.

Aplicado a cada três anos, o Pisa tem o objetivo de produzir indicadores que possam ser utilizados pelos governos dos países participantes como instrumentos de trabalho na definição e no refinamento de políticas educativas.

Os resultados permitem que cada país avalie os conhecimentos e as habilidades de seus estudantes em comparação com os de outros países, aprenda com as políticas e práticas aplicadas em outros lugares e formule suas políticas e programas educacionais, visando à melhora da qualidade e da equidade dos resultados de aprendizagem.

 

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