Defesa Civil permanece em atuação no município neste domingo (10)
Após fortes chuvas atingirem a cidade de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, moradores do município formaram um mutirão para recolher grande quantidade de lixo que foi arrastada para as praias.
Neste domingo (10), o grupo entra no terceiro dia de coleta dos resíduos. Desde as 6h da manhã, os voluntários já encheram cinco caçambas de lixo retirados na Praia do Cruzeiro. A ação é organizada pelo Grupo Ambiental Tamoio de Ubatuba.
Ubatuba decretou situação de emergência no município, na última sexta-feira (8), por causa dos estragos provocados pela chuva dessa última semana. A medida vale por 180 dias.
De quarta (6) para quinta-feira (7), Ubatuba registrou um volume de 347 milímetros de chuva, o que ocasionou diversos danos materiais e ambientais.
Os moradores do bairro Folha Seca chegaram a ficar isolados após o rompimento de uma ponte que liga o local a outras regiões da cidade. Ontem, o Exército atuou em parceria com a Defesa Civil de São Paulo para montar uma passagem provisória até a comunidade.
Segundo a Defesa Civil estadual, as equipes permanecem no local neste domingo para prestar apoio e orientar os moradores do bairro, que receberam 25 toneladas de artigos de ajuda humanitária, como alimentos e itens de limpeza e higiene pessoal.
A captação de água foi reestabelecida na comunidade ontem com o apoio de agentes da Sabesp, empresa de abastecimento de água de São Paulo.
Na manhã deste domingo, foi liberado o tráfego de veículos na Serra Antiga da Tamoios, que havia sido interrompido na sexta-feira devido ao alto volume de chuva. O trânsito está normalizado no sentido litoral e também para quem vai na direção de São José dos Campos.
Fonte: CNN Brasil