Rio2C, maior encontro de criatividade e inovação da América Latina, começa nesta terça

rio2c,-maior-encontro-de-criatividade-e-inovacao-da-america-latina,-comeca-nesta-terca


Edição desse ano tem como principais propostas a desaceleração – ou slow content – e o consumo inteligente. Evento é na Cidade das Artes, na Barra, até domingo (1°), com participação da Globo. Cidade das Artes recebe o Rio2C – Rio Creative Conference
Divulgação/Rio2C
Começa nesta terça-feira (26) o “Rio2C – Rio Criative Conference”, maior encontro de criatividade e inovação da América Latina.
Até domingo (1°), o evento receberá mais de mil convidados entre executivos, players, cientistas, profissionais de mídia e artistas do Brasil e do exterior, na Cidade das Artes, na Barra de Tijuca, Zona Oeste do Rio.
Em 2019, o evento movimentou mais de R$ 250 milhões a partir de uma extensa grade de palestras, shows, atividades e encontros de negócios voltados para um público de mais de 25 mil profissionais e entusiastas dos segmentos de tecnologia, ciência, audiovisual, música, games, mídia e marcas.
A edição 2022 do Rio2C estará dividida em três pilares: conferência, mercado e festival.
Veja a programação completa do evento no site da Rio2C.
A estrutura desse ano será composta por 11 palcos separados por assuntos. O objetivo é receber os novos conteúdos da programação e atender aos interesses específicos do público.
Essa é a primeira edição presencial do Rio2C desde 2019. Segundo Rafael Lazarini, criador do encontro, apesar da ampliação de eventos virtuais durante a pandemia, o Rio2C pretende preservar a sua essência de ser um lugar de troca de experiências e de fomento de ideias no local.
“Nós acreditamos no encontro presencial, nas conversas que acontecem nos intervalos das atrações e na imersão do público nos conteúdos apresentados. Isso está totalmente ligado à questão do ‘slow content’ e do consumo inteligente, que vêm como pano de fundo do conteúdo que estamos propondo para essa edição”.
“A experiência de pausar a rotina diária para mergulhar num universo de conteúdos e discussões inspiradoras, lado a lado com algumas das mentes mais interessantes da indústria, é inigualável e irreplicável digitalmente”, comentou Rafael Lazarini.
O Rio2C pretende trazer os seguintes temas da economia criativa:
educação;
mercado literário;
arquitetura;
design;
moda;
e gastronomia
Rio2C tem mais de cem atrações
Reprodução/Globo
A pauta do evento contemplará ainda assuntos urgentes para a sociedade, como questões relacionadas à sustentabilidade, diversidade e à agenda ESG (Environmental, Social and Governance ou, em português, Ambiental, Social e Governança).
Globo reforça a brasilidade
A Globo será uma das empresas que marcará presença no Rio2C desse ano. Apresentando o conceito “Do Plim ao Play: aqui tem Brasil pra todo mundo”, a Globo pretende reforçar o investimento na produção nacional.
Serão mais de 20 painéis ao longo da programação do evento, onde serão discutidas as principais tendências do mercado, o fomento à indústria audiovisual, modelos de negócios e desafios da produção de conteúdo.
Seguindo o conceito, na quarta-feira (27), às 17h30, a principal apresentação da Globo reunirá Amauri Soares, diretor da TV Globo e Afiliadas; Samantha Almeida, diretora de Criação de Conteúdo dos Estúdios Globo; e, Erick Brêtas, diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos; além de Sophie Charlote e Paulo Vieira, que farão a abertura do painel.
Os executivos da empresa falarão sobre como a brasilidade e o conhecimento do público são valores para a empresa, que avança na diversidade de conteúdos e na ampliação da relação com o mercado independente.
Uma das grandes atrações do evento será pré-lançamento da segunda fase da campanha ‘Do Plim ao Play’.
Durante o painel da Globo no Rio2C, os participantes poderão ver, em primeira mão, uma das peças que rodarão no ambiente digital. A peça conta os bastidores por trás de um famoso meme da atriz Sophie Charlote.
A empresa também participa de painéis sobre o mundo dos games, conteúdos originais para o público infantil, tendências futuras do streaming e do entretenimento, novos formatos criativos para Copa do Mundo – com a participação de Galvão Bueno -, educação, marketing cultural, entre outros temas.
Os produtos e serviços digitais da Globo também terão uma série de ativações especiais, incluindo um lounge especial para o público recarregar as baterias enquanto passeia pelo portfólio do Globoplay, gshow, ge, g1, Giga Gloob, globo.com, Receitas, Globo Podcasts, Cartola e Cartola Express.
Palcos
GlobalStage – On2Off
O GlobalStage será um palco com apresentações das tendências que irão impactar o nosso futuro. Serão palestras e debates com renomados especialistas da cena global de inovação e criatividade, dividindo espaço com grandes nomes brasileiros do setor.
Brainspace
Espaço dedicado a temas únicos sobre cérebro, criatividade e descobertas incríveis que surpreendem o público, o Brainspace é a ciência transformada em entretenimento.
House of Brands
A House of Brands é o palco para quem quer mergulhar no universo das marcas, conteúdo, marketing, mídia, publicidade e propaganda.
Storyvillage
O Storyvillage é o espaço que reverencia a arte da criação, da narrativa, dos roteiros e da composição.
Future U
O Future U abordará temáticas e tendências sobre o futuro do trabalho, das empresas e da educação, com foco especial no idadismo, empreendedorismo, educação continuada, novas habilidades e profissões do futuro.
Biodom
O Biodom abordará as tendências e desafios urgentes de fatores sociais e ambientais que podem impactar o futuro do planeta. Temas como a agenda ESG, meio ambiente, energia, diversidade, comunidades e cidades do futuro serão apresentados por grandes especialistas desse universo.
New Frontier
O New Frontier traz o futuro para o presente, analisando quem está por trás da tecnologia, mas também como essa mesma tecnologia impacta os seres humanos, assim como os movimentos disruptivos que mudarão o mundo como o conhecemos.
Cyberstage
O Cyberstage vai celebrar e dissecar a indústria de games e eSports reunindo os principais players desse universo para falar de temas como metaverso, criptomoedas, nfts, realidade aumentada, entre outros.
Screening Room
O Screening Room debaterá e estimulará a reflexão sobre o universo do audiovisual, a partir de temas como plataformas de streaming, alternativas de financiamento e coprodução, entre outros.
Soundbeats
O Soundbeats discute o show business da música com temas atuais e urgentes como streaming, lives, direito autoral, empresariamento, turnês e festivais.
PitchingShow
No Mercado de Música, artistas e bandas concorrem para se apresentarem ao vivo no palco do PitchingShow® diante do público e de uma comissão formada por nomes estratégicos da indústria – entre produtores, jornalistas e programadores de rádio e TV do setor –, além de uma plateia de executivos do mercado fonográfico e do show business.

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.