Fechando o cronograma de atividades programadas para este ano, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico de Camaçari (Sedec), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promoveu, nesta sexta-feira (18/11), o “Bora digitalizar? – Seminário de Marketing Digital”, que atraiu para o auditório da Casa do Trabalho, mais de 150 empresários do ramo de micro e pequenas empresas, que operam no município. O evento também marca as comemorações da Semana do Empreendedor.
A atividade, realizada com o objetivo de inspirar e motivar os empreendedores a se tornarem cada vez mais fortes no mercado de produtos e serviços, através do ambiente virtual, foi avaliada pelo gestor da Sedec, secretário Waldy Freitas, como “uma ótima oportunidade, pois o mundo digital se tornou indispensável para o setor comercial. O empreendedor que quer ampliar e impulsionar seu negócio, precisa aprender a usar adequadamente todas as ferramentas disponíveis”.
Daniel Santana, gestor da agência do Sebrae em Camaçari, explicou que a ideia do evento foi apresentar propostas inovadoras, para que os empresários do município possam melhorar a visibilidade do seu empreendimento, aumentar suas vendas, e consequentemente, se posicionarem melhor para abrir novos mercados. “Quem está hoje com seu negócio e não olha para os potenciais das ferramentas da internet, está um passo atrás no mercado”, pontuou Daniel, ao acrescentar, “as ferramentas estão aí, mas é preciso ter essa visão empreendedora, para buscar as oportunidades que surgem, visando melhorias contínuas”.
Com enfoque no marketing digital e nas inovações implementadas em todo o mundo, os palestrantes abordaram conteúdos úteis, que proporcionaram aos participantes entender como sua empresa pode se digitalizar, para melhorar sua visibilidade junto ao público-alvo. E foi em busca de ampliar seus conhecimentos, que a empresária e professora universitária, Hellen Sousa, foi ao seminário. “Eu vim para aprender mais, pois tenho consciência do poder da internet. Aproveito esta oportunidade, para descobrir como divulgar mais e melhor a minha empresa”, comentou a dona da Lean Production Treinamento e Consultoria, que funciona em escritório virtual.
Avaliando os projetos desenvolvidos ao longo deste ano, e as ações implementadas junto aos empreendedores no município, o secretário Waldy comemorou o que chamou de “sucesso nos resultados”, e fez projeções positivas para os próximos anos ao declarar, “estamos renovando o convênio com o Sebrae, que vem fortíssimo, sendo proporcionalmente, o maior convênio da Bahia. Com isso, vamos ampliar e impulsionar o apoio aos pequenos e micros empreendedores, reconhecidos como principais responsáveis pela retomada do progresso econômico no Brasil, após a pandemia”.
Para o representante do Sebrae, o sentimento e expectativas para os próximos anos, também são os melhores. O gestor lembrou da parceria firmada entre a Prefeitura e a entidade em 2018, com investimentos de mais de R$ 5 milhões, e anunciou um convênio ainda melhor em um futuro próximo. “Estamos alinhando investimentos de mais de R$ 8 milhões no novo contrato, o que vai significar mais ações voltadas para a capacitação do empresariado, consultoria e estudos”, explicou Daniel Santana, que elogiou a gestão municipal pela atuação em prol dos micro e pequenos empresários do município. “A parceria com a Prefeitura, através da Sedec, é fantástica, porque conseguimos, com isto, ampliar a atuação da nossa instituição na cidade”, concluiu.
Prestando atenção nas explanações dos palestrantes que se apresentaram ao longo da manhã, o titular da Sedec aproveitou para agradecer aos empresários presentes; reiterar a importância da aliança com o Sebrae, a quem chamou de “parceiro enorme”; e destacar o olhar do chefe do Executivo, Elinaldo Araújo, sobre o desenvolvimento econômico do município. “A atenção e os esforços do prefeito para que o município se desenvolva mais e mais na área econômica, são fundamentais. Um gestor que se preocupa em fortalecer os trabalhos voltados para a geração de emprego e renda, valoriza a saúde econômica da cidade”, finalizou Waldy. No período da tarde, os trabalhos seguem com uma feira de exposição de dezenas de empresárias da cidade.








