Francisco apelou para que “aqueles que têm o destino da guerra em suas mãos” parem. Papa Francisco durante audiência semanal em 12 de outubro de 2022
Guglielmo Mangiapane/REUTERS
O papa Francisco condenou nesta quarta-feira (12) os “ataques implacáveis” da Rússia contra cidades ucranianas, dizendo que os ataques desencadearam um “furacão de violência” contra os moradores.
Falando a milhares de pessoas em sua audiência geral semanal na Praça de São Pedro, ele também apelou para que “aqueles que têm o destino da guerra em suas mãos” parem.
Pelo menos 26 pessoas foram mortas na Ucrânia durante a maior ofensiva aérea da Rússia desde o início de sua invasão em fevereiro.
“Meu coração está sempre com o povo ucraniano, especialmente os moradores dos lugares que foram atingidos por bombardeios implacáveis”, disse Francisco.
Papa Francisco durante audiência semanal em 12 de outubro de 2022
Guglielmo Mangiapane/REUTERS
“Que o espírito (de Deus) transforme os corações daqueles que têm o destino da guerra em suas mãos, para que o furacão de violência pare e a convivência pacífica na justiça possa ser reconstruída”.
Em Amsterdã, promotores de equipes de Justiça Móvel Internacional estão investigando como possíveis crimes de guerra os ataques com mísseis russos em andamento em Kiev e outras cidades.
Questionado à margem de um evento em Roma se os ataques poderiam ser considerados crimes de guerra, o número dois do Vaticano, o secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, disse que não estava qualificado para fazer um julgamento tão técnico e jurídico.
“Mas certamente são atos inaceitáveis que clamam vingança diante de Deus e da humanidade, porque bombardear civis desarmados está além de qualquer lógica. Deve ser totalmente condenado”, disse Parolin.
Centro empresarial em Kiev, na Ucrânia, é destruído por ataque russo no dia 10 de outubro de 2022
Vladyslav Musiienko/Reuters
Os ataques de segunda-feira mataram 19 pessoas, feriram mais de 100 e cortaram a energia em todo o país, disseram autoridades ucranianas. Mais ataques na terça-feira mataram sete pessoas na cidade de Zaporizhzhia, no sudeste, e deixaram parte da cidade de Lviv, no oeste, sem energia.
A Rússia nega atacar civis em sua operação militar na Ucrânia e acusou o Ocidente de escalar e prolongar o conflito ao apoiar Kiev.
Francisco pediu diretamente ao presidente russo, Vladimir Putin, pela primeira vez, há 10 dias, que pare a “espiral de violência e morte”, dizendo que a crise está arriscando consequências globais incontroláveis.
- MPT investiga condições de trabalho de operários estrangeiros em obra da fábrica da BYD na Bahia; construção começou há 8 meses
- Moradores de Camaçari Enfrentam Descaso no CRAS: Documentos Jogados e Falta de Atendimento
- Caetano denuncia compra de votos
- Debate para Prefeitura de Camaçari tem perguntas sobre corrupção, geração de emprego e segurança pública
- Camaçari pode ter segundo turno pela primeira vez; veja quem são os candidatos à prefeitura
- Dólar cai quase 1% no dia após fala de Lula sobre fiscal e recua 0,7% na semana; bolsa perde 2%
- Dívida pública deve ultrapassar 100% do PIB em 2030, estima IFI
- Dólar retoma alta e bate R$ 6,29 após nova intervenção do BC; Ibovespa sobe
- Dólar dispara e fecha a R$ 6,26, nova máxima histórica; bolsa cai mais de 3%
- Juros devem cair só no segundo semestre de 2025, projeta CNI
- Governo se defende e tenta afastar imagem de “desidratação do pacote fiscal”
- “Minha intenção é permanecer no Senado”, diz Pacheco
- Votação do orçamento fica para o ano que vem
- Câmara conclui votação de projeto que incentiva transição energética
- Pacheco considera sessão no sábado (21) para votar Orçamento