Sanna Irshad Mattoo é da Caxemira indiana, território do Himalaia disputado pela Índia há décadas. Jornalista foi premiada por série de fotos retratando a pandemia no país. Governo ainda não se manifestou. A fotógrafa indiana Sanna Irshad Mattoo, vencedora do Pulitzer, que foi impedida por seu país de viajar aos Estados Unidos para receber o prêmio, em 19 de outubro de 2022.
Reprodução/ Redes sociais
O governo da Índia impediu a fotógrafa indiana Sanna Irshad Mattoo, vencedora do Pulitzer de viajar para os Estados Unidos para receber o prêmio, denunciou a própria jornalista nesta quarta-feira (19).
Mattoo é da Caxemira, território militarizado e reivindicado há décadas pela Índia, e venceu o Pulitzer, uma das principais premiações do jornalismo mundial, por uma reportagem sobre a pandemia no país.
O governo da Índia ainda não havia se pronunciado até a última atualização desta notícia, mas tem proibido uma série de jornalistas da Caxemira de deixarem o país.
“Me pararam sem motivo e deixaram os outros ir. Talvez tenha a ver com o fato de eu ser da Caxemira”, disse Mattoo, que também é membro da prestigiosa Fundação Magnum, de fotografia. “Esta era uma oportunidade única para mim”.
Segundo a própria fotógrafa, ela foi detida por funcionários da imigração no aeroporto de Nova Déli na terça-feira (18) e impedida de embarcar, ao contrário de dois de seus colegas, autorizados a deixar o país.
LEIA TAMBÉM:
Fotógrafo que viu a queda do muro de Berlim e o funeral da Princesa Diana morre aos 63 anos
Fotógrafo comove a web ao registrar criança vestida de super-herói em rua no Acre: ‘a gente fica reflexivo’
Sanna é uma das quatro jornalistas que trabalham para a agência de notícias Reuters a ganhar o prestigioso prêmio de fotografia jornalística deste ano. A jovem de 28 anos é muito elogiada por retratar a vida na Caxemira indiana, no Himalaia.
É a segunda vez este ano que a fotógrafa é impedida de deixar a Índia. Em julho, ela foi parada da mesma maneira, no mesmo aeroporto, antes de embarcar rumo a Paris, na França, para a apresentação de um livro.
A Índia busca afirmar o controle sobre a Caxemira, que também é reivindicada, em sua totalidade, pelo Paquistão, uma disputa de constante tensão entre dois países dotados de armas nucleares.
- MPT investiga condições de trabalho de operários estrangeiros em obra da fábrica da BYD na Bahia; construção começou há 8 meses
- Moradores de Camaçari Enfrentam Descaso no CRAS: Documentos Jogados e Falta de Atendimento
- Caetano denuncia compra de votos
- Debate para Prefeitura de Camaçari tem perguntas sobre corrupção, geração de emprego e segurança pública
- Camaçari pode ter segundo turno pela primeira vez; veja quem são os candidatos à prefeitura
- Dólar cai quase 1% no dia após fala de Lula sobre fiscal e recua 0,7% na semana; bolsa perde 2%
- Dívida pública deve ultrapassar 100% do PIB em 2030, estima IFI
- Dólar retoma alta e bate R$ 6,29 após nova intervenção do BC; Ibovespa sobe
- Dólar dispara e fecha a R$ 6,26, nova máxima histórica; bolsa cai mais de 3%
- Juros devem cair só no segundo semestre de 2025, projeta CNI
- Governo se defende e tenta afastar imagem de “desidratação do pacote fiscal”
- “Minha intenção é permanecer no Senado”, diz Pacheco
- Votação do orçamento fica para o ano que vem
- Câmara conclui votação de projeto que incentiva transição energética
- Pacheco considera sessão no sábado (21) para votar Orçamento