Na quarta-feira, o principal índice da bolsa de valores recuou 1,62%, a 112.764 pontos. Ibovespa opera em alta nesta quarta-feira.
Pixabay
O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, opera em alta nesta quinta-feira (27).
Às 10h20, o indicador subia 0,54%, a 113.367 pontos. Veja mais cotações.
No dia anterior, o índice registrou queda de 1,62%, a 112.764 pontos. Com os resultados, o índice acumula queda de 5,97% na semana. No mês, a alta é de 2,48% e, no ano, de 7,58%.
LEIA TAMBÉM
Como o dólar valorizado afeta a todos
‘O BC está concordando que temos um cenário de risco inflacionário’, diz economista sobre manutenção da taxa básica de juros
O que está mexendo com os mercados?
O Copom decidiu manter a taxa Selic em 13,75% ao ano. No comunicado emitido após a reunião, o Copom avalia que o “conjunto dos indicadores” nos últimos 45 dias sinalizou “ritmo mais moderado de crescimento” da atividade econômica brasileira; e apesar de quedas recentes em áreas específicas, “a inflação ao consumidor continua elevada”.
Os juros também são ponto de atenção no exterior, com o aumento das perspectivas de que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) possa desacelerar o ritmo de altas em suas taxas, hoje entre 3,00% e 3,25% ao ano, depois que a instituição elevou os juros em 0,75 ponto percentual em sua última reunião.
Os EUA têm os ativos mais seguros do mundo. Com retornos mais expressivos, esses títulos se tornam o destino de muitos investidores, principalmente em cenários de incertezas econômicas e políticas em nível global.
Ainda nesta quinta-feira, p BCE anunciou na manhã desta quinta-feira uma elevação de 0,75 ponto percentual na sua taxa de juros. Com a decisão, os juros na zona do euro passarão a operar entre 1,50% a 2,25% ao ano a partir de 2 de novembro deste ano.
A decisão veio em linha com o que era esperado pelo mercado. De acordo com informações da instituição, a alta tem como objetivo frear a escalada de preços na região e trazer a inflação para o centro da meta, de 2%. Em contrapartida, os dirigentes reconhecem que isso ainda pode demorar.
Por aqui, a atenção dos investidores ainda está voltada para a reta final da corrida eleitoral presidencial, a três dias do segundo turno, e no aumento das tensões políticas. Na janela semanal, o Ibovespa perdeu 7 mil pontos, dada a volatilidade pré-eleições e temporada de resultados, aqui e nos Estados Unidos.
“O período entre o primeiro e o segundo turno historicamente apresenta volatilidade acima da média. O mesmo estudo indica que, logo após a data da votação, essa volatilidade tende a normalizar”, diz Antonio Sanches, analista da Rico Investimentos.
Nos indicadores econômicos, a taxa de desemprego no Brasil recuou para 8,7% no terceiro trimestre deste ano. Esta é a menor taxa desde o trimestre fechado em junho de 2015 (8,4%).
A taxa representa queda de 0,6 ponto percentual na comparação com o trimestre terminado em junho (9,3%) e de 3,9 pontos percentuais frente ao terceiro trimestre de 2021 (12,6%).
“A taxa de desocupação segue a trajetória de queda que vem sendo observada nos últimos trimestres. A retração dessa taxa é influenciada pela manutenção do crescimento da população ocupada”, destaca Adriana Beringuy, coordenadora da Pnad.
Initial plugin text
- MPT investiga condições de trabalho de operários estrangeiros em obra da fábrica da BYD na Bahia; construção começou há 8 meses
- Moradores de Camaçari Enfrentam Descaso no CRAS: Documentos Jogados e Falta de Atendimento
- Caetano denuncia compra de votos
- Debate para Prefeitura de Camaçari tem perguntas sobre corrupção, geração de emprego e segurança pública
- Camaçari pode ter segundo turno pela primeira vez; veja quem são os candidatos à prefeitura
- Dólar cai quase 1% no dia após fala de Lula sobre fiscal e recua 0,7% na semana; bolsa perde 2%
- Dívida pública deve ultrapassar 100% do PIB em 2030, estima IFI
- Dólar retoma alta e bate R$ 6,29 após nova intervenção do BC; Ibovespa sobe
- Dólar dispara e fecha a R$ 6,26, nova máxima histórica; bolsa cai mais de 3%
- Juros devem cair só no segundo semestre de 2025, projeta CNI
- Governo se defende e tenta afastar imagem de “desidratação do pacote fiscal”
- “Minha intenção é permanecer no Senado”, diz Pacheco
- Votação do orçamento fica para o ano que vem
- Câmara conclui votação de projeto que incentiva transição energética
- Pacheco considera sessão no sábado (21) para votar Orçamento