Tela Noticias

Enem 2022: desrespeitar os direitos humanos zera a redação? Entenda como funciona

Enem 2022: desrespeitar os direitos humanos zera a redação? Entenda como funciona


Candidato pode perder até 200 pontos se, ao defender um ponto de vista, ferir princípios como o reconhecimento à diversidade. Até 2017, se isso acontecesse, a nota final da redação era zerada. Folha de rascunho da redação do Enem.
g1
Saber fazer uma boa argumentação em defesa de um ponto de vista, sem erros de português e com repertório cultural interessante não basta para, no próximo domingo (13), tirar nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Se o candidato desrespeitar os direitos humanos, ele pode perder até 200 pontos. Mas, ao contrário do que acontecia até 2017, não terá a redação zerada.
Até aquele ano, o edital do Enem previa que o texto recebesse nota zero caso o candidato ferisse os direitos humanos. No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) vetou esse trecho, que passou a aparecer apenas como requisito de uma das competências avaliadas pelos corretores na redação.
Então, quem desrespeitar os direitos humanos pode ter a nota zerada apenas na competência 5, que analisa a capacidade do estudante de “elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos” e vale 200 pontos. A pontuação máxima da redação é de 1.000 pontos.
Competências da redação do Enem
LEIA TAMBÉM
Veja frases de redações que desrespeitaram direitos humanos
Candidato pode defender pena de morte na redação, mas não ‘justiça com as próprias mãos’; entenda
Saiba quais são os 7 erros ‘fatais’ que anulam o texto
Confira as competências avaliadas na redação
Confira outros pontos sobre direitos humanos na redação do Enem 2002:
O que são os direitos humanos?
De acordo com a Unicef, direitos humanos são “normas que reconhecem e protegem a dignidade de todos os seres humanos”. Eles regem o modo como os seres humanos viverem individualmente e em sociedade, estabelecem obrigações e proibições ao Estado e estimulam o respeito, já que, ao usufruir do seu direito, é preciso respeitar o direito do outro.
Os direitos humanos são universais e inalienáveis. Portanto, todas as pessoas do mundo têm direito a eles. Ninguém pode voluntariamente desistir deles, nem outros podem tirá-los.
São ainda o reconhecimento de que, apesar das diferenças inerentes das variadas culturas, estilos de vida e religião, por exemplo, existem aspectos básicos da vida de cada pessoa que devem ser respeitados e garantidos.
Os direitos humanos estão dispostos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento estabelecido em 1948 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os 30 artigos garantem direito à igualdade e à liberdade, direito à saúde e à justiça, cultura e lazer, além de trabalho e remuneração compatíveis, entre outras coisas.
Como respeitar os direitos humanos na redação?
Durante a elaboração da redação, é preciso apresentar uma proposta de intervenção. Nela, o autor precisa propor uma solução para o problema identificado no tema, apontando:
o que é possível apresentar como solução para o problema;
quem deve colocar a solução em prática;
como viabilizar essa solução;
qual efeito ela pode alcançar;
outra informação pode ser acrescentada para detalhar a proposta.
De acordo com a Cartilha do Participante, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, esta é uma oportunidade para o candidato demonstrar seu preparo para exercitar a cidadania e para atuar na realidade em consonância com os direitos humanos.
Durante a avaliação das redações, são considerados os seguintes princípios norteadores dos direitos humanos:
Dignidade humana
Igualdade de direitos
Reconhecimento e valorização das diferenças e diversidades
Laicidade do Estado
Democracia na educação
Transversalidade, vivência e globalidade
Sustentabilidade socioambiental
Portanto, é preciso propor uma intervenção como indicado e considerando os pontos acima para que a redação seja bem avaliada na competência cinco.
E se houver desrespeito aos direitos humanos no texto?
As redações que apresentem propostas de intervenção que desrespeitem os direitos humanos serão penalizadas na competência 5. Isso pode significar a perda de até 200 pontos – valor máximo concedido para cada competência.
Para que isso não aconteça, os seus argumentos e a sua conclusão não podem ferir o direito à liberdade do outro, assim como o acesso à justiça, educação, cultura, lazer e afins.
Em 2019, em que o tema da redação do Enem foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”, avaliadores deram nota 0 na quinta competência em textos que não respeitaram o exigido, como os exemplos:
“Cadastros deveriam ser feitos para limitar a ida das pessoas ao cinema. Assim diminuiria os casos de acesso contínuo ao cinema, celulares, televisões e outros”;
“É notório para prevenir esses acontecimentos é necessário diminuir a quantidade de cinemas, as pessoas reduzirem o tempo vendo filmes, acabar com os diversos aplicativos de filmes que existem”;
“Portanto, é necessário que diminua o acesso livre ao cinema no Brasil, tem que ser bem rígido e controlado, porque pode aumentar ainda mais a urbanização e isso não é bom”.
Quando a redação pode ser zerada?
Apesar de ferir os direitos humanos não ser mais um critério para ter a redação zerada, o Inep considera que existem outras razões que levam à anulação da nota do texto:
Fuga ao tema
Desobediência ao formato de dissertação
Folha em branco ou com menos de 7 linhas
Cópia dos textos motivadores
Desenhos e sinais gráficos impróprios
Partes desconexas ou com assinatura
Texto escrito em língua estrangeira ou com letra ilegível
Sobre o Enem 2022
Tanto a versão impressa quanto a digital do Enem serão aplicadas nos mesmos dias:
13 de novembro (domingo)
45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
45 questões de ciências humanas; e
redação.
20 de novembro (domingo)
45 questões de matemática; e
45 questões de ciências da natureza.
Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas no 1º dia: 19h
Término das provas no 2º dia: 18h30
Initial plugin text
O que pode e o que não pode levar no dia da prova do Enem?

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *