Com a dedicação e foco nos estudos, Guilherme Marchiori conseguiu aumentar o desempenho no Enem de 790 na prova objetiva e 860 em redação em 2021 para 841 na prova objetiva e 960 em redação em 2022. Guilherme Marchiori, de 19 anos, passou no vestibular da USP e é o primeiro colocado geral da Ufes pelo Sisu
Guilherme Marchiori/Arquivo pessoal
Guilherme Marchiori, de 19 anos, primeiro lugar geral na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o curso de Engenharia Civil, também aprovado em Medicina na Universidade de São Paulo (USP), disse que estudou cerca de seis horas por dia durante a preparação para as provas.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O Sisu usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 para selecionar alunos que desejam estudar em universidades públicas. Já a USP usa notas da Fuvest.
Morador de Vila Velha, na Grande Vitória, Guilherme atribuiu o bom desempenho no Enem e no processo seletivo da universidade paulista à sua dedicação aos estudos e muito treino.
“Foi muito treino. Acho que fiz mais de 20 provas do Enem. Alguns meses antes da prova comecei a fazer quase uma por dia para ficar acostumado com o estilo. Chegando na hora, mesmo com o nervosismo, você consegue fazer a prova”, contou o estudante.
O futuro universitário foi bolsista de um cursinho particular on-line e se formou em Técnico em Mecânica no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
Com a dedicação e foco nos estudos, Guilherme conseguiu aumentar o desempenho no exame de 790 na prova objetiva em 2021 e 860 em redação para 841 na prova objetiva e 960 em redação em 2022.
Com os pesos do curso de Engenharia, a nota do futuro universitário chegou a 880 no Sisu.
“Assistia o curso on-line e continuava estudando e treinando em casa. Foi uma nota muito maior do que eu esperava, fiquei muito feliz. Foi a primeira vez que fiz o Enem pra valer”, disse Guilherme.
LEIA TAMBÉM:
Sisu 2023: resultado com lista de aprovados é divulgado
Sisu 2023: após divulgação dos resultados, candidatos reprovados fazem piada nas redes; veja memes
Estudante não vai assumir vaga na Ufes
Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória
Luciney Araújo/ TV Gazeta
Como teve um bom desempenho em matemática, Guilherme optou pelo curso de Engenharia Civil na Ufes, mas não vai assumir a vaga porque quer cursar medicina na USP, aprovação que deixou não só ele, mas toda a família surpresos.
“A maior surpresa foi com o resultado da USP, que é considerado o vestibular mais difícil do país. Era diferente do Enem porque tinha duas fases, questões discursivas e leituras obrigatórias. Com o Ifes aprendi muita coisa. Vamos ver como será o decorrer do curso”, disse Guilherme.
Convocação do estudante Guilherme Marchiori para o curso de Medicina na USP
Reprodução
O estudante, que nunca morou fora do Espírito Santo, contou que começa a estudar no próximo dia 13 de março e está ansioso para iniciar a nova jornada.
“Já combinei com dois amigos de Vitória. A gente vai morar perto da faculdade e quando tiver um feriado posso voltar para casa e rever a família”, disse Guilherme.
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
- Moradores de Camaçari Enfrentam Descaso no CRAS: Documentos Jogados e Falta de Atendimento
- Caetano denuncia compra de votos
- Debate para Prefeitura de Camaçari tem perguntas sobre corrupção, geração de emprego e segurança pública
- Camaçari pode ter segundo turno pela primeira vez; veja quem são os candidatos à prefeitura
- Seis são investigados por suspeita de receber R$ 16,5 milhões em propina para conceder licenças ambientais do Inema na Bahia
- Veja o histórico da relação comercial entre Brasil e China, iniciada há 50 anos
- Governo fecha acordo com “Starlink da China” e busca concorrência no setor
- G20: Cúpula de líderes inicia nesta segunda (18); veja o que esperar
- Guerras, super-ricos e a sombra de Trump: o que emperra o acordo no G20 no Brasil
- G20: A grande dúvida do comunicado e algumas certezas no Rio
- Bolsonaro e o plano de golpe: o que se sabe sobre o indiciamento pela PF
- Fim de pensão para familiares de militares expulsos evita benefícios a eventuais condenados por trama golpista
- Bolsonaro estava pescando em Alagoas quando soube da operação da PF, dizem aliados
- Deputada do PSOL pede a Moraes prisão preventiva de Bolsonaro
- Mudanças no Portal da Transparência vão facilitar rastreio de emendas, diz AGU