Nesta terça-feira (14/3), a exposição virtual “Mulheres – histórias cotidianas”, promovida pela Secretaria da Cultura (Secult) durante o mês de março, chega à terceira homenageada, retratando Bertulina dos Santos. Dando visibilidade a mulheres de Camaçari, a mostra pode ser conferida através do Portal da Secult, Instagram e Facebook da pasta.
A obra “Resistência, identidade e ancestralidade” é de autoria de Jucikleyde dos Santos Borges. A fotografia conquistou o segundo lugar na categoria estudantil da edição de 2019 do concurso cultural Fotografe Camaçari, tendo como professora orientadora Nadja Deisy Rodrigues.
Patrimônio vivo do município, Dona Bertulina foi uma das primeiras moradoras do Programa Habitacional Orientado de Camaçari (PHOC), desmembrado nos Phocs I, II e III.
Exposição
As fotografias expostas compõem o acervo das edições anteriores do concurso Fotografe Camaçari, que visa estimular a arte e a produção de registros fotográficos. Nas imagens selecionadas, são retratadas mulheres do município e suas histórias, em seu cotidiano profissional ou pessoal.
A culminância do projeto “Mulheres – histórias cotidianas”, promovido por meio do subprograma Camaçari Nos Trilhos da Memória, será marcada com a realização da versão presencial da exposição, que poderá ser conferida no Museu de Camassary. Em breve serão divulgadas mais informações.
