Tela Noticias

Governo vai reforçar efetivo da Força Nacional para combater incêndios no Amazonas

Governo vai reforçar efetivo da Força Nacional para combater incêndios no Amazonas

Decisão foi anunciada pelo ministro Flávio Dino; serão enviados na próxima segunda-feira mais 45 militares

O Ministério da Justiça vai aumentar o efetivo da Força Nacional no Amazonas para ampliar as atividades de combate e prevenção às queimadas e incêndios florestais na região.

Serão enviados, na próxima segunda-feira (16), 45 militares da Força Nacional, totalizando 60 trabalhando na Operação Queimadas no Amazonas. Ainda há mais 60 policiais em outras operações no mesmo estado.

A notícia foi adiantada pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, na tarde de quinta-feira (12), em seu perfil no X (ex-Twitter). Dino afirmou que conversou com o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), e que o envio de novo efetivo atende a uma solicitação do governo do estado e a uma orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A operação conta ainda com policiais federais que estão atuando no tema de combate às queimadas ilegais, principalmente nas investigações do cometimento de crimes.

Graves incêndios que acometem o estado têm preocupado a saúde de cidadãos locais e chegaram a interromper o ano letivo em Manaus, que está coberto por fumaça. O local tem sofrido com seca e queimadas nas últimas semanas.

O governo federal anunciou, nesta sexta-feira (13), também um reforço de 149 brigadistas para combater incêndios florestais no Amazonas. Com o reforço, o estado contará com 289 brigadistas do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) ao todo.

Entre as medidas em vigor, estão a doação de 200 kits de equipamentos para esses profissionais e a disponibilização de dois helicópteros.

Fonte: CNN Brasil

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *