Tela Noticias

Executivos americanos estão mais confiantes com a economia, mas eleições preocupam, diz estudo

Executivos americanos estão mais confiantes com a economia, mas eleições preocupam, diz estudo

Pela primeira vez em dois anos, otimismo supera pessimismo entre líderes de empresas

Os executivos dos Estados Unidos estão mais otimistas quanto ao rumo da economia do país — apesar das preocupações com as eleições presidenciais terem aumentado. É o que revela um estudo sobre a confiança dos CEOs para o primeiro trimestre de 2024, divulgada pelo The Conference Board na última quinta-feira (8).

Pela primeira vez em dois anos, o otimismo supera o pessimismo entre os líderes de empresas.

A pesquisa revelou que 36% dos CEOs esperam que as condições econômicas melhorem no curto prazo, um aumento significativo em relação aos 19% do último trimestre. Essas descobertas refletem a confiança crescente numa aterrissagem suave da economia — que parecia muito improvável há um ano.

Em outro sinal de que os receios de uma recessão têm diminuído, apenas 27% dos CEOs esperam que as condições econômicas piorem nos próximos seis meses. Isso representa uma queda em relação aos 47% da pesquisa do quarto trimestre.

Por outro lado, os executivos estão cada vez mais preocupados em como a situação política poderá impactar seus negócios.

A maioria dos CEOs (51%) afirma que a incerteza política antes das eleições de 2024 será o maior desafio dos EUA que afetará as empresas este ano, de acordo com o The Conference Board.

Além disso, entre os próximos desafios estão o aumento da regulamentação (15%) e as altas taxas de juros (12%).

Alguns economistas alertaram que outra eleição contestada causaria incerteza, o que prejudicaria os mercados e a economia, além de aumentar o espectro de agitação social.

“Os CEOs estão se sentindo melhor em relação à economia, mas permanecem cautelosos quanto aos riscos futuros”, disse Roger Ferguson, vice-presidente do Conselho Empresarial e administrador do The Conference Board, em comunicado.

Cerca de um terço (32%) dos CEOs relatam que as condições econômicas são melhores do que há seis meses, acima dos apenas 18% no final do ano passado. Por outro lado, 22% disseram que as condições eram piores, abaixo dos 32% anteriores.

Fonte: CNN Brasil

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *