Tela Noticias

Economia dos EUA dá sinais de “pouso suave” com melhora da inflação, dizem especialistas

Economia dos EUA dá sinais de “pouso suave” com melhora da inflação, dizem especialistas

Produto Interno Bruto, que mede todos os bens e serviços produzidos na economia, expandiu a uma taxa anualizada de 2,8% no terceiro trimestre

A economia dos Estados Unidos tem apresentado resultados positivos.

O Produto Interno Bruto (PIB), que mede todos os bens e serviços produzidos na economia, expandiu a uma taxa anualizada de 2,8% no terceiro trimestre, segundo o Departamento de Comércio na quarta-feira (30).

Este é um ritmo ligeiramente mais fraco do que a taxa de 3% do segundo trimestre e acima da taxa de 2,6% projetada pelos economistas em uma pesquisa da FactSet. O PIB é ajustado para oscilações sazonais e inflação.

À medida que a economia dos EUA continuou a se expandir de julho a setembro, a inflação caiu em direção à meta de 2% do Federal Reserve (Fed, na sigla em inglês) durante o mesmo período, mostrou o relatório.

Economistas disseram à CNN que a atividade finalmente conseguiu uma conquista excepcionalmente rara conhecida como pouso suave: um cenário em que a inflação é domada sem uma recessão.

“Acho que deveríamos declarar um pouso suave agora”, disse James Bullard, ex-presidente do Federal Reserve de St. Louis, em uma entrevista à CNN no início deste mês.

Os compradores americanos continuaram a alimentar o crescimento econômico no terceiro trimestre com seus gastos, de acordo com o relatório.

Isso marcou o maior contribuinte para o crescimento do PIB no terceiro trimestre, de longe.

Os gastos do consumidor respondem por cerca de 70% da produção econômica.

Os gastos aceleraram acentuadamente no terceiro trimestre, impulsionados por compras de itens caros, enquanto as despesas com serviços diminuíram um pouco.

Enquanto isso, as empresas continuaram a investir durante o período de julho a setembro, embora em um ritmo um pouco mais suave do que no início do ano.

Os gastos do governo, tanto no nível federal quanto estadual, também contribuíram para o crescimento econômico do terceiro trimestre.

O Fed cortou as taxas de juros em setembro pela primeira vez em mais de quatro anos.

Foi um sinal de que os membros do Fed estavam confiantes o suficiente de que a inflação estava sob controle o suficiente para começar a reduzir as taxas para direcionar mais atenção para o mercado de trabalho.

O Fed é encarregado pelo Congresso de estabilizar os preços e maximizar o emprego por meio de sua política de taxas de juros.

Os dados econômicos divulgados esta semana parecem robustos até agora: a confiança do consumidor saltou em outubro no ritmo mais rápido desde março de 2021 e também em outubro, o setor privado adicionou o dobro de empregos do que os economistas esperavam.

O relatório do PIB de quarta-feira mostrou que a economia dos EUA continua em bases sólidas.

O presidente americano Joe Biden elogiou a mais recente demonstração de força da economia dos EUA, dizendo na quarta-feira que o relatório do PIB “mostra o quanto avançamos desde que assumi o cargo — da pior crise econômica desde a Grande Depressão à economia mais forte do mundo”.

Um funcionário da Casa Branca, em uma ligação com repórteres na manhã de quarta-feira, disse que o crescimento econômico médio anual durante o governo Biden-Harris foi mais forte do que qualquer governo neste século.

Fonte: CNN Brasil

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *