
Cidade iraquiana passou anos nas mãos do Estado Islâmico, entre 2014 e 2017. Khaled al-Abadi em seu estúdio, na cidade iraquiana de Mossul
REUTERS/Khalid al-Mousily
As gravuras cuidadosamente esculpidas de leões, carruagens e pássaros do artista Khaled Al-Abadi decoram sua oficina em Mossul, no Iraque. Elas são parte da realização do sonho de “recriar o que foi demolido” durante os turbulentos anos de guerra em que a cidade ficou nas mãos do Estado Islâmico, entre 2014 e 2017.
“Durante o período do Estado Islâmico, quando meu colega e eu estávamos andando, víamos as estátuas que foram removidas e os portões que estavam sendo demolidos, ficamos muito preocupados com isso”, disse Al-Abadi.
De acordo com o iraquiano, seus murais de argila refletem a longa história do país, desde o período assírio até a ocupação do Estado Islâmico. “Queremos lembrar às próximas gerações que esta é a história de Nínive”, afirmou ele, referindo-se à antiga cidade assíria localizada perto da moderna Mossul. “Esta é a história de Mossul. Esta é a história do Iraque.”
Obras retratam cenas da história da cidade de Mossul
REUTERS/Khalid al-Mousily
O pátio onde estão expostos cerca de 20 murais está localizado na antiga Mossul, uma parte da cidade que sofreu danos significativos durante a guerra para recapturar a cidade dos militantes do Estado Islâmico, que também destruíram muitos de seus locais antigos em um tumulto.
A rica herança cultural do país sofreu por muito tempo durante seus conflitos. No ano passado, artefatos antigos saqueados e contrabandeados para fora do Iraque após a invasão dos Estados Unidos, em 2003, foram expostos em Bagdá, incluindo uma tabuleta de argila de 3.500 anos com parte do Épico de Gilgamesh, o antigo conto sumério que se acredita ser um dos primeiras peças de literatura do mundo.
Artista iraquiano ‘recria o que foi demolido’ em murais que retratam a história do Iraque
REUTERS/Khalid al-Mousily
- Frente fria chega a Camaçari com chuvas isoladas e queda da temperatura
- Nova Policlínica de Camaçari inicia atendimentos nesta segunda-feira
- São Pedro da Gleba C celebrou 40 anos de tradição e reúne multidão em Camaçari
- Pescadores e marisqueiras de Parafuso recebem kit de trabalho
- Policlínica terá sala de atendimento especializado e integrado às mulheres vítimas de violência
- Banco de Alimentos distribui cestas doadas pela Unipar a entidades assistenciais de Camaçari
- Confira as datas de vencimento do IPVA 2026 neste mês de julho
- Receita lança canal único de atendimento digital
- Banco do Nordeste poderá financiar até R$ 74 mil por família com novo Plano Safra
- Projeção de superávit comercial é elevada para US$ 90 bilhões
- Defensores pedem regras mais rígidas para publicidade das bets
- Moraes manda Exército entregar armas registradas em nome de Bolsonaro
- Durigan defende que Pix é universal e não prejudica americanos
- Governo Lula tem nova reunião com EUA para frear tarifaço
- Governo lança programa para renegociações de dívidas com descontos de até 70%



