Tela Noticias

Referendo russo para anexar territórios ucranianos entra no último dia

Referendo russo para anexar territórios ucranianos entra no último dia


Plano da Rússia é votar leis no Legislativo ainda nesta semana para decidir se vai anexar uma região equivalente a 15% do território ucraniano. Regiões da Ucrânia anunciam referendo para se juntar à Rússia
O referendo que a Rússia organizou para tentar anexar 15% do território ucraniano deve terminar nesta terça-feira (27).
A votação começou na sexta-feira nas províncias de Luhansk, Donetsk, Kherson e Zaporizhzhia, nas regiões leste e sul da Ucrânia.
A Ucrânia e os países do Ocidente afirmam que o referendo é uma farsa e que não vai reconhecer o resultado.
O governo russo afirma que quer livrar a Ucrânia de nacionalistas e proteger as comunidades de pessoas que falam russo no país.
O governo ucraniano e os países do Ocidente descrevem o conflito como uma guerra contra a Ucrânia.
LEIA TAMBÉM
Rússia anuncia início de referendos sobre anexação de regiões separatistas na Ucrânia
O que Putin quer com ‘referendos’ no leste da Ucrânia?
Ucrânia reconquista territórios no leste no dia do referendo de anexação da Rússia
Militar vota em referendo em Luhansk, região controlada por separatistas apoiados pela Rússia no leste da Ucrânia
AP
Anexação
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que a situação militar em Donetsk, uma das quatro áreas onde as votações estão ocorrendo, é difícil.
“Estamos fazendo tudo para conter a atividade inimiga. Este é nosso objetivo número 1 agora, porque o Donbass (região leste da Ucrânia) ainda é o objetivo número 1 para os ocupantes”, afirmou.
Na semana passada, os dirigentes da ocupação apoiada pela Rússia fizeram fila para solicitar referendos sobre a adesão à Rússia.
As autodenominadas Repúblicas Populares de Donetsk e Luhansk, que Putin reconheceu como independentes pouco antes da guerra, e funcionários russos instalados nas regiões de Kherson e Zaporizhzhia pediram votos.
No fim de semana, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que a Rússia defenderá qualquer território que anexar usando qualquer arma em seu arsenal.
O conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, disse no domingo que os EUA responderão a qualquer uso russo de armas nucleares e disse que a Moscou sabe “exatamente o que isso significaria”.
Questionado sobre os comentários de Sullivan, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que existem canais de diálogo para falar sobre esses temas.
Semana decisiva no Legislativo russo
A agência de notícias TASS publicou um texto na semana passada no qual se dizia que o Legislativo da Rússia poderia debater um projeto de lei sobre a incorporação de partes da Ucrânia já na quinta-feira.
Outra agência, a RIA Novosti, já disse que Putin poderia estar se preparando para fazer um discurso em uma sessão do Legislativo na sexta-feira.
Quem controla as regiões?
Hoje, nenhuma das províncias em questão está totalmente sob o controle de Moscou. Há combates em andamento ao longo de toda a linha de frente, e as forças ucranianas relatam mais avanços desde que derrotaram as tropas russas na província de Kharkiv, no início deste mês.
O prefeito exilado de Melitopol, controlada pela Rússia, na região de Zaporizhzhia, acusou a Rússia de alistar à força homens ucranianos em áreas ocupadas em suas forças armadas e denunciou o referendo como uma farsa.
O governador ucraniano de Luhansk, Serhiy Gaidai, disse que autoridades apoiadas pela Rússia estavam carregando urnas de porta em porta, acompanhadas por autoridades de segurança, e que os nomes dos moradores eram anotados se não votassem conforme exigido.
Moscou diz que a votação é voluntária e a participação é alta. Quando realizou um referendo na Crimeia depois de tomar aquela península em 2014, declarou que 97% das pessoas votaram pela anexação.
Veja os vídeos mais assistidos do g1

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *