A Europa está correndo para investigar possíveis sabotagens por trás dos vazamentos. Nenhum dos gasodutos estava enviando gás para a Europa no momento. Forças Armadas da Dinamarca divulgam vídeo do vazamento no Nordstream 1 e 2
As forças armadas da Dinamarca divulgaram nesta terça-feira (27/09) um vídeo mostrando bolhas subindo para a superfície do Mar Báltico acima dos gasodutos Nord Stream 1 e 2, e disseram que o grande vazamento de gás havia causado perturbação na superfície de mais de 1 quilômetro de diâmetro.
A Europa está correndo para investigar possíveis sabotagens por trás dos vazamentos repentinos e inexplicáveis nos dois gasodutos russos, infraestrutura no centro de uma crise energética desde que a Rússia invadiu a Ucrânia.
A Autoridade Marítima da Suécia emitiu um aviso sobre dois vazamentos no gasoduto Nord Stream 1, um dia depois que um vazamento no oleoduto Nord Stream 2 foi descoberto e que levou a Dinamarca a restringir o transporte e impor uma pequena zona de exclusão aérea.
Mapa mostra os gasodutos Nord Stream 1 e 2 no mar Báltico
Arte g1
Ambos os gasodutos foram protagonistas em uma crescente guerra energética entre capitais europeias e Moscou, o que elevou o preço do gás subindo e desencadeou uma caça ao fornecimento de energia alternativa.
Nenhum dos gasodutos estava enviando gás para a Europa no momento em que os vazamentos foram encontrados, mas os incidentes podem acabar com qualquer expectativa remanescente de que a Europa poderia receber gás via Nord Stream 1 antes do inverno.
Leia também:
Rússia não descarta sabotagem de gasodutos
Alemanha reconhece equívoco em apoiar o Nord Stream 2
Gazprom cancela retomada de fornecimento de gás à Europa
Bolhas aparecem na superfície do Mar Báltico próximo à Dinamarca, após vazamento do Nord Stream 2
Comando de Defesa da Dinamarca/Reprodução via REUTERS
Entenda, em 5 pontos, a escalada da tensão na guerra da Ucrânia
