Tela Noticias

Furacão Ian deixa 1,8 milhão sem energia na Flórida

Furacão Ian deixa 1,8 milhão sem energia na Flórida


Embora tenha se enfraquecida, a tormenta ainda pode provocar danos catastróficos nesta quinta (29). Furacão Ian passa por Cuba e pelo sul dos EUA
Força do vento do furacão Ian em Charlotte Harbor, Flórida
Ricardo ARDUENGO/AFP
O furacão Ian, uma das tempestades mais poderosas já registradas nos Estados Unidos, inundou o sudoeste da Flórida, transformando ruas em rios. A tormenta deixou sem energia 1,8 milhão de pessoas nesta quarta-feira (28) e ameaça provocar danos catastróficos nesta quinta (29).
A imprensa norte-americana noticia que há pessoas presas em casas em regiões alagadas.
O furacão Ian, que passou por Cuba, tocou o solo duas vezes na Flórida, depois de ganhar força e ter sido elevado nesta quarta-feira (28) à categoria 4, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) do país.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O furacão tem ventos de até 250 km/h, segundo o NHC. Porém, Ian havia desacelerado nesta quinta.
Furacão Ian chega à Flórida com ventos de mais de 240 km/h
Esse é um dos furacões mais fortes a atingir os EUA em décadas, segundo o “New York Times”. Os meteorologistas afirmaram que uma parte do estado deve observar uma onda de tempestade catastrófica, vento e inundações.
O Ian tocou no solo nos seguintes locais:
Ilha de Cayo Costa, perto da cidade de Fort Myers;
Cidade de Punta Gorda.
O governador da Flórida, Ron DeSantis, afirmou que a intensidade do furacão provavelmente já passou do seu pico, mas que o estado ainda deve ser atingido e que haverá danos.
Moradores da costa do Golfo do México, na Flórida, fecharam casas e seguiram para áreas mais altas. A tormenta deve levar muita chuva e ventos fortes.
Moradores de oito regiões do estado receberam ordem para sair de locais vulneráveis: Charlotte, Hillsborough, Lee, Levy, Manatee, Pasco, Pinellas e Sarasota.
A Disney fechou, nesta quarta-feira, todos os parques do grupo na Flórida por pelo menos dois dias.
A Baía de Tampa, que não é atingida por um furacão diretamente há 100 anos, e a cidade de Saint Petersburg eram os alvos mais prováveis ​​para o primeiro impacto direto, segundo a primeira projeção. Porém, uma atualização agora projeta o Ian mais ao sul do estado.
No dia anterior, a tormenta atingiu Cuba, deixando a ilha inteira sem energia e duas pessoas mortas, além de vilarejos inundados. A tempestade devastou o extremo oeste da ilha com ventos e inundações.
VEJA TAMBÉM
FOTOS: Furacão Ian passa por Cuba e se dirige a Flórida
REINO UNIDO: Navio que tentou avisar Titanic sobre iceberg é encontrado no Mar da Irlanda
Infográfico mostra projeção esperada para trajetória do furacão Ian
Arte g1
Furação Ian se aproxima dos Estados Unidos com ventos de até 210 km/h
Rua parcialmente destruída em Pinar del Rio, Cuba, após passagem do furacão Ian
Ramon Espinosa / AP Photo
Cuba
Furacão Ian passa por Cuba e causa destruição
Embora o furacão já tenha passado por Cuba, o país ainda enfrenta fortes chuvas e ventos. Na noite de terça-feira (27), toda a ilha estava sem luz, segundo autoridades locais. Pelo menos uma pessoa morreu.
Lázaro Guerra, diretor-técnico da União Elétrica de Cuba, disse que uma falha no sistema elétrico nacional, em parte associada à tempestade, afetou a infraestrutura, informou a mídia estatal.
“O sistema já operava em condições complexas com a passagem do furacão Ian”, disse Guerra. “Não há serviço de eletricidade em nenhuma parte do país agora.”
Initial plugin text
Satélite registra passagem do Furacão Ian pela América Central

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *