Tela Noticias

A caminho dos EUA, furacão Ian passa a categoria 4

A caminho dos EUA, furacão Ian passa a categoria 4


Com ventos de até 220 km/h, tormenta se aproxima da Flórida, onde moradores deixam casas. Na passagem por Cuba, Ian deixou a ilha inteira sem energia de duas pessoas mortas, além de vilarejos alagados. Satélite registra passagem do Furacão Ian pela América Central
O furacão Ian, que passou por Cuba e esta a caminho da Flórida, nos Estados Unidos, ganhou o força e passou nesta quarta-feira (28) a categoria 4, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) do país.
Até a última atualização desta notícia, o furacão estava localizado a cerca de 125 quilômetros a oeste da cidade de Naples, na Flórida, com ventos de até 220 quilômetros por hora, segundo o NHC.
O Ian ainda não tocou solo nos Estados Unidos, mas, desde terça-feira (27), moradores da costa do Golfo, no Estado, fecharam suas casas e seguiram para terrenos mais altos nesta terça-feira (27), enquanto o furacão Ian, que deixou muita destruição em Cuba, rumava para a região. A tormenta levará muita chuva e ventos de mais de 200 km/h.
Rua parcialmente destruída em Pinar del Rio, Cuba, após passagem do furacão Ian
Ramon Espinosa / AP Photo
No dia anterior, a tormenta atingiu Cuba, deixando a ilha inteira sem energia e duas pessoas mortas, além de vilarejos inundados. A tempestade devastou o extremo oeste da ilha com ventos e inundações.
Na Flórida, oito regiões do Estado receberam ordem para sair de locais vulneráveis: Charlotte, Hillsborough, Lee, Levy, Manatee, Pasco, Pinellas e Sarasota.
A Baía de Tampa, que não é atingida por um furacão diretamente há cem anos, e a cidade de Saint Pestesburg eram os alvos mais prováveis ​​para o primeiro impacto direto, segundo a primeira projeção. Porém, uma atualização agora projeta o Ian mais ao sul do Estado.
Infográfico mostra projeção esperada para trajetória do furacão Ian
Arte g1
Cuba
Furacão Ian traz ventania e chuvas fortes à província de Pinar del Río, em Cuba, no dia 27 de setembro de 2022
Stringer/Reuters
Embora o furacão já tenha passado por Cuba, o país ainda enfrenta fortes chuvas e ventos. Na noite de terça-feira, toda a ilha estava sem luz, segundo autoridades locais.
Lázaro Guerra, diretor técnico da União Elétrica de Cuba, disse que uma falha no sistema elétrico nacional, em parte associada à tempestade, afetou a infraestrutura, informou a mídia estatal.
“O sistema já operava em condições complexas com a passagem do furacão Ian”, disse Guerra, diretor técnico do Sindicato da Eletricidade de Cuba. “Não há serviço de eletricidade em nenhuma parte do país agora.”

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *