As vacinas da Pfizer e Spikevax são consideradas seguras para a inclusão da nova faixa etária no calendário de vacinação. A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) emitiu um comunicado nesta quarta-feira (19) recomendando a aplicação da vacina contra Covid-19 para crianças com faixa etária entre 6 meses e 4 anos. Os imunizantes recomendados para esse público são Pfizer e Spikevax, já aprovados anteriormente para a imunização de adultos e crianças de 5 e 6 anos.
O comitê de medicamentos humanos da agência (CHMP) concluiu que os benefícios do Comirnaty e do Spikevax superam os riscos. A recomendação prevê que o imunizante da Pfizer deva ser aplicado em crianças de 6 meses a 4 anos e o Spikevax em crianças de 6 meses a 5 anos.
“As vacinas originalmente autorizadas, Comirnaty e Spikevax, são eficazes na prevenção de doenças graves, hospitalização e morte associadas à COVID-19 e continuam a ser usadas nas campanhas de vacinação na UE, em particular para vacinações primárias. As autoridades nacionais dos Estados-Membros da UE determinarão quem deve ser vacinado e quando, tendo em conta fatores como as taxas de infeção e hospitalização, o risco para as populações vulneráveis, a cobertura vacinal e a disponibilidade da vacina”, descreve o comunicado.
Agora a recomendação deve ser enviada à Comissão Europeia, que dará as decisões finais aplicáveis em todos os Estados-Membros da União Europeia.
No Brasil, a ANVISA aprovou a aplicação da vacina da Pfizer contra Covid para crianças entre 6 meses e 4 anos em setembro, depois de uma série de análise de dados e estudos clínicos conduzidos que indicam a segurança e eficácia do imunizante para esta faixa etária.
Anvisa aprova vacina contra a Covid-19 da Pfizer para crianças de 6 meses a 4 anos
- MPT investiga condições de trabalho de operários estrangeiros em obra da fábrica da BYD na Bahia; construção começou há 8 meses
- Moradores de Camaçari Enfrentam Descaso no CRAS: Documentos Jogados e Falta de Atendimento
- Caetano denuncia compra de votos
- Debate para Prefeitura de Camaçari tem perguntas sobre corrupção, geração de emprego e segurança pública
- Camaçari pode ter segundo turno pela primeira vez; veja quem são os candidatos à prefeitura
- Dólar cai quase 1% no dia após fala de Lula sobre fiscal e recua 0,7% na semana; bolsa perde 2%
- Dívida pública deve ultrapassar 100% do PIB em 2030, estima IFI
- Dólar retoma alta e bate R$ 6,29 após nova intervenção do BC; Ibovespa sobe
- Dólar dispara e fecha a R$ 6,26, nova máxima histórica; bolsa cai mais de 3%
- Juros devem cair só no segundo semestre de 2025, projeta CNI
- Governo se defende e tenta afastar imagem de “desidratação do pacote fiscal”
- “Minha intenção é permanecer no Senado”, diz Pacheco
- Votação do orçamento fica para o ano que vem
- Câmara conclui votação de projeto que incentiva transição energética
- Pacheco considera sessão no sábado (21) para votar Orçamento