Estados e municípios têm escalas diferentes do que consideram desempenho adequado para a etapa. Ministério e Inep farão pesquisa com docentes da rede pública para definir política nacional.
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciaram nesta quarta-feira (22) a realização de uma pesquisa com professores da rede municipal para definir as diretrizes para uma política nacional de alfabetização de crianças. Os resultados serão apresentados em maio.
📚 O objetivo é estabelecer, nacionalmente, qual deve ser o desempenho adequado de um aluno ao final do segundo ano do ensino fundamental em relação aos seus conhecimentos e habilidades na leitura e escrita.
📝É nessa etapa que, em tese, todos os estudantes ser devidamente alfabetizados, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que estipula o conteúdo a ser desenvolvido pelas escolas.
✏ A pesquisa será feita ao longo de abril e a meta é lançar o programa, batizado de “Alfabetiza Brasil”, no mês seguinte.
O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou a importância de realizar o levantamento.
“Essa pesquisa nos vai dar um norte, porque existem escalas e padrões de desempenhos próprios que os estados criaram. Precisamos uniformizar esses padrões para que possamos construir essa política nacional”.
Fonte: g1