Tela Noticias

Aos 35 anos, dona de casa está no último ano do ensino médio e faz pela 1ª vez o Enem em Cruzeiro do Sul: ‘expectativa grande’

Aos 35 anos, dona de casa está no último ano do ensino médio e faz pela 1ª vez o Enem em Cruzeiro do Sul: ‘expectativa grande’


Cruzeiro do Sul tem mais de 3,3 mil estudantes inscritos no Enem este ano. Em todo o Acre, são mais de 22 mil. Aos 35 anos, dona de casa está no último ano do ensino médio e faz pela 1ª vez o Enem em Cruzeiro do Sul
Bruno Vinicius/Rede Amazônica
Mais de 3,3 mil estudantes se inscreveram para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na segunda maior cidade do Acre, Cruzeiro do Sul. Um deles é a dona de casa Silvana Maria, de 35 anos, que está no último ano do ensino médio e faz pela primeira vez o exame, neste domingo (13).
Ela conta que é a primeira de seis irmãos a concluir o ensino médio e a concorrer uma vaga em faculdade.
LEIA TAMBÉM:
Mais de 22 mil inscritos devem fazer provas do Enem 2022 neste domingo (13); portões abrem às 10h no Acre
Enem 2022 no AC: maioria dos inscritos é do sexo feminino, tem de 21 a 30 anos, é preta e já concluiu o ensino médio
Com sonho de entrar em universidade federal, homem de 55 anos faz Enem pela 18ª vez no Acre
“É a primeira vez que faço essa prova, porque estou terminando o ensino médio agora, me atrasei muito e estou querendo fazer uma faculdade e essa acho que é uma chance para conseguir um emprego melhor. É uma expectativa muito grande. Não tenho nenhum irmão formado, somos seis irmãos, sou a primeira terminando o ensino médio e agora concorrendo a uma faculdade”, disse.
Neurivânia Barbosa mora em Rodrigues Alves e fez a prova em Cruzeiro do Sul
Bruno Vinicius/Rede Amazônica
A estudante Neurivânia Barbosa dos Santos, de 20 anos, mora na cidade vizinha, Rodrigues Alves, e para não perder a prova foi para Cruzeiro do Sul ainda nesse sábado (12) e dormiu na casa de parentes.
“Foi muito difícil porque tive que vir ontem [sábado,12], já que hoje ia ter muita lotação, ia dar problema e podia não chegar a tempo, dormi na casa dos meus parentes para não poder a prova. Tenho 10 irmãos, tem um na faculdade e, se Deus quiser, vou ser a segunda. É muita expectativa, estou muito nervosa também. Praticamente não estudei muito, porque trabalho e não tenho muito tempo”, contou Neurivânia.
Já a jovem Graziela Lopes, de 18 anos, é de Guajará, no Amazonas, e fez a prova em Cruzeiro do Sul. “Me preparei muito e estou com grande expectativa. Quero fazer psicologia. Era bom que tivesse como fazer a prova na nossa cidade, que não precisaríamos pagar para vir pra cá.”
Enem no Acre
Neste domingo (13) são aplicadas as provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2022). No Acre, 22.181 mil inscritos devem fazer o exame. Os portões abriram às 10h, horário do estado, e fecham às 11h. O segundo dia de provas ocorre no próximo domingo (20). Mais de 22 mil deve fazer as provas neste primeiro dia.
As provas começam a ser aplicadas às 11h30. O candidato tem até às 17h para responder 45 questões de linguagens, 45 de ciências humanas e suas tecnologias e escrever a redação neste primeiro dia.
O candidato poderá sair com o caderno de questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.
Do mais de 22 mil inscritos este ano, 21.396 optaram por fazer a prova na versão impressa e 785 na digital. Tanto a versão impressa quanto a digital do Enem serão aplicadas nos mesmos dias.
Neste primeiro dia, os candidatos devem responder:
45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
45 questões de ciências humanas; e redação.
Transporte em Rio Branco
A frota de ônibus em Rio Branco vai ser reforçada nos dois domingos em que ocorrem as provas do Enem. Ao todo, foram 101 ônibus circulando na capital acreana para o transporte dos candidatos, um reforço de 32 carros.
Aos domingos a frota de ônibus na capital funciona com 69 ônibus. Mas, para atender à demanda dos participantes do Enem, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) vai aumentar o número de coletivos nas ruas.
A RBTrans informou que, além dos carros circulando, outros quatro vão ficar à disposição, caso haja necessidade. Esses veículos devem se posicionar às 7h nos dois domingos em que ocorrem as provas do Enem, sendo dois veículos no Terminal Urbano, localizado no Centro, um no Terminal de Integração da Baixada e um no Terminal de Integração do Tucumã.
Portões se abrem para o primeiro dia do Enem no Acre
O que não pode no dia prova
Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.
Atenção: O envelope porta-objetos, lacrado e identificado, deve ser mantido debaixo da carteira desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.
Reveja os telejornais do Acre
Colaborou Bruno Vinicius da Rede Amazônica Acre

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *