A baiana de acarajé Terezinha Oliveira Santos é a penúltima homenageada da exposição virtual “Mulheres – histórias cotidianas”. A mostra é promovida pela Secretaria da Cultura (Secult) durante o mês de março e pode ser conferida clicando no banner, na parte inferior, da página principal do Portal da Secult, disponível também por meio do link.
A obra é de autoria de Jeferson Dias da Conceição, tendo como título “Tradição Afro-Baiana”. A fotografia conquistou o 3º lugar na categoria estudantil, da edição de 2019, do concurso cultural Fotografe Camaçari, tendo como professor orientador Marcus Leone Coelho.
Terezinha Oliveira é uma baiana de acarajé que atua em Camaçari. O autor da foto destaca que a homenageada fortalece e garante representação da cultura afro-brasileira no comércio da cidade. A obra foi produzida na Praça Abrantes, localizada no Centro.
Exposição
As fotografias expostas compõem o acervo das edições anteriores do concurso Fotografe Camaçari, que visa estimular a arte e a produção de registros fotográficos. Nas imagens selecionadas, são retratadas mulheres do município e suas histórias, em seu cotidiano profissional ou pessoal.
A culminância do projeto “Mulheres – histórias cotidianas”, promovido por meio do subprograma Camaçari Nos Trilhos da Memória, será marcada com a realização da versão presencial da exposição, que poderá ser conferida no Museu de Camassary. Em breve serão divulgadas outras informações.