O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou nesta sexta-feira (4) que “não está na pauta” apoiar o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), em uma eventual candidatura à Presidência da República nas eleições de 2026. Durante visita a Curitiba, Bolsonaro elogiou o governador, afirmando: “Sempre gostei dele, tivemos uma boa parceria no passado.”
Ratinho Jr. tem demonstrado interesse em concorrer ao Palácio do Planalto e, para isso, busca fortalecer alianças políticas. Recentemente, ele se reaproximou de Bolsonaro e tem defendido publicamente a anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, visando consolidar seu nome entre os apoiadores do ex-presidente.
Apesar dessas movimentações, Bolsonaro mantém indefinição sobre seu sucessor político. Além de Ratinho Jr., outros governadores de direita, como Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, e Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, também têm sido cogitados como possíveis candidatos para representar o espectro político bolsonarista em 2026.
O cenário político para as próximas eleições presidenciais permanece incerto, com diversos nomes buscando se posicionar como líderes da direita no país.