Tela Noticias

Camaçari pode ter segundo turno pela primeira vez; veja quem são os candidatos à prefeitura

Camaçari pode ter segundo turno pela primeira vez; veja quem são os candidatos à prefeitura

Somente municípios com mais de 200 mil eleitores avançam para a segunda rodada de votações, se nenhum candidato garantir mais de 50% dos votos no primeiro turno. Na Bahia, apenas outras três cidades se qualificam para esta etapa.

A cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, poderá levar as eleições para um segundo turno pela primeira vez em 2024. Isso porque, de acordo com a Constituição Federal, a segunda rodada de votação é válida apenas para municípios com mais de 200 mil eleitores, número que foi atingido pelo município neste ano, segundo o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

Os eleitores serão obrigados a voltar às urnas, caso o primeiro turno se encerre sem que um candidato consiga mais de 50% dos votos.

Na Bahia, outros três municípios possuem essa prerrogativa: Salvador, com 1.976.477 eleitores, Feira de Santana (426.556) e Vitória da Conquista (254.697). Camaçari é o quarto maior colégio eleitoral do estado, com 205.865 eleitores. Em todo o estado, são mais de 11 milhões de títulos emitidos registrados pelo TRE-BA.

Conforme registro na Justiça Eleitoral, a disputa pela prefeitura será entre seis candidatos. Conheça os postulantes:

Caetano (PT)
O ex-prefeito Caetano (PT) representa a “Coligação da Mudança”, com os partidos Avante, PSB, PSD, Solidariedade, PODE e a federação composta por PT, PCdoB e PV. O político comandou a cidade por dois mandatos consecutivos (2005-2012) e agora tenta voltar ao comando do Executivo municipal.

Cleiton (Novo)
Sem coligações, o partido Novo oficializou a candidatura de Cleiton à prefeitura da cidade. Ele é natural de Camamu e tem Ensino Superior completo. Aos 37 anos, o postulante vai disputar uma eleição pela primeira vez.

Cleiton Santos (PCO)
Também sem alianças com outras legendas, o Partido da Causa Operária (PCO) será representado por Cleiton Santos. O jovem de 24 anos é mais um a estrear como candidato em eleições para cargos públicos em 2024.

Flávio (União)
O candidato apoiado pelo atual governo é o vereador Flávio (União), de 44 anos. Ele encabeça a coligação batizada como “Pra Frente Camaçari”, formada por União, PP, PRD, PL, PDT, Republicanos e pela federação PSDB/ Cidadania. O político é também fisioterapeuta e terapeuta ocupacional.

Lazinho (PMB)
Lazinho é o nome do Partido da Mulher Brasileira (PMB) no pleito de 2024. A legenda está entre as que não formaram coligações na cidade. Em 2016, o político tentou se eleger vereador, mas não conseguiu êxito nas urnas.

Oswaldinho (MDB)
O MDB tem como candidato Oswaldinho, de 51 anos. A sigla não formou coligações para esta eleição. Será a primeira participação do político na disputa pelo Executivo. Em 2004 e 2012, ele tentou uma cadeira na Câmara Municipal, mas ficou como suplente nas duas ocasiões.

Calendário eleitoral
O primeiro turno das eleições de 2024 acontecerá em 6 de outubro. Nas cidades em que a disputa avançar para o segundo turno, a votação será no dia 27 do mesmo mês.

Até lá, os eleitores podem acompanhar os candidatos por meio da propaganda eleitoral, planos de governo, debates e entrevistas, além da cobertura especial na Central de Eleições da Rede Bahia.

Fonte: g1

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *