A unidade de coleta móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), o Hemóvel, estará em Camaçari entre os dias 10 e 12 de fevereiro, atendendo doadores de sangue. O veículo ficará estacionado no Centro Administrativo, das 8h às 16h, servindo como ponto de encontro para um gesto de solidariedade que salva vidas.
“O Hemóvel está chegando em Camaçari. Dias 10, 11 e 12 estaremos com a campanha de doação de sangue, porque doar é um ato de amor”, destaca a secretária de Saúde, Rosangela Almeida.
Podem doar sangue pessoas com idade entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal, enquanto pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem realizado doações anteriormente. Para o atendimento, é preciso apresentação de documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Também está entre os critérios, pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, não ter fumado por pelo menos 2 horas antes e ter dormido, no mínimo, 6 horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.
“Nós estamos num período em que a doação é extremamente importante, no período pré-Carnaval. Quero agradecer a essa campanha e convidar a todos”, reforça o diretor-geral da Hemoba, Luiz Gonzaga Catto.
Foto: Mateus Pereira/GOVBA



