Tela Noticias

Cidade de Belo Horizonte pretende plantar 50 mil árvores em 2025

Cidade de Belo Horizonte pretende plantar 50 mil árvores em 2025

Capital mineiras plantou mais de 35 mil árvores em 2024, número recorde para a cidade

A prefeitura de Belo Horizonte planeja plantar 50 mil árvores em 2025. A meta é reflexo do recorde batido em 2024, com o plantio de mais de 35 mil árvores.

Em 2025 o projeto é ampliar o número de áreas verdes com a implementação dos parques Ciliar do Onça e Aterro, local do antigo aterro sanitário da cidade.

A Avenida Antônio Carlos vai receber a segunda fase do corredor verde com o plantio em passeios e canteiros. Também foi estabelecida a meta de um corredor verde por ano.

Agenda Verde de Belo Horizonte para 2025:
Plantio de 50 mil árvores
Segunda fase do corredor verde da Avenida Antônio Carlos
Implementação de 20 miniflorestas
Novo Parque Aterro no local do antigo aterro sanitário na BR-040
50 refúgios climáticos e 100 novos jardins de chuva
Instalação de cinco novos meliponários, locais de colmeias da abelhas nativas sem ferrão
Novo Hospital Veterinário
Agenda verde de 2024:
A arborização bateu o recorde de plantios com cerca de 35 mil árvores. Um “Arvorômetro” foi criado para permitir que todos possam acompanhar os plantios feitos. A ferramenta se encontra na página da Secretaria do Meio Ambiente, dentro do Portal da PBH, na aba “Arvorômetro”.

Foram entregues 12 miniflorestas, uma a mais que a meta inicial para o ano de 2024. As miniflorestas têm o papel de melhorar o microclima da região, absorvendo a água da chuva, redução na emissão de gases de efeito estufa, melhorando a qualidade do ar, além de contribuir para a expansão da biodiversidade no local.

A gestão municipal ampliou o número de parques sob sua gestão com a criação de três novos espaços verdes, o parque Colinas, Cerrado e Mantiqueira.

As melhorias ambientais trouxeram o título de “Cidade Árvore do Mundo” pelo programa Tree Cities Of The World, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que reconhece municípios com liderança em função de práticas arbóreas, como o manejo e preservação de árvores, florestas urbanas e espaços verdes.

Para o secretário de Meio Ambiente, Gelson Leite, 2024 foi um ano muito positivo, marcado pela participação social. “A maior parte dos nossos resultados foi obtida graças ao empenho e à competência de nossos técnicos, mas também pela importante presença dos diversos segmentos da sociedade nas discussões. Dessa forma, vamos criando políticas públicas com a marca do belo-horizontino, de quem vive e gosta da cidade”, afirmou.

*Sob supervisão

Fonte: CNN Brasil

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *