Bolsões de táxi serão credenciados e espalhados pelas redondezas para facilitar a entrada e saída dos foliões
A Prefeitura do Rio apresentou, na manhã desta terça-feira (6), o esquema operacional para o Carnaval na Marquês de Sapucaí, que começa na sexta-feira (9). Para coibir cobranças indevidas dos táxis durante os desfiles, todos os taxistas que estarão trabalhando no entorno do Sambódromo devem receber uma tabela com tarifas fixas. Haverá rígida fiscalização sobre o cumprimento da norma.
Bolsões de táxi serão credenciados e espalhados pelas redondezas do Sambódromo, para facilitar a entrada e saída dos foliões. A operação especial da Secretaria de Ordem Pública e da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) deve mobilizar 800 agentes por dia e 60 viaturas. A operação tem início na quinta-feira (8) com ações preventivas de monitoramento e fiscalização de trânsito e se estende até o Desfile das Campeãs, no sábado (17).
No interior do Sambódromo, as equipes atuarão no entorno dos postos de saúde que serão montados no local e também no controle da área de dispersão. e equipes da Ronda Maria da Penha (RMP) devem atuar na coerção a flagrantes de violência contra a mulher e no acolhimento emergencial.
O Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR) vai monitorar o entorno da Marquês de Sapucaí com 90 câmeras.
O Waze, em parceria com a Prefeitura, vai informar os usuários em tempo real quanto aos pontos de bloqueio nas áreas do entorno da Marquês de Sapucaí. É necessário baixar aplicativo do Centro de Operações e se manter conectado com todas as informações repassadas pela Prefeitura do Rio sobre as condições de tempo e de trânsito durante o Carnaval.
Como chegar ao Sambódromo
Para acessar o Sambódromo, a prefeitura recomendada o uso do transporte público. As imagens das câmeras instaladas pela Riotur dentro da Marquês de Sapucaí também serão geradas para o videowall do COR, o maior da América Latina com 104 m², e que receberá um layout especial nos dias de desfiles. Com isso, será possível monitorar a chegada e a saída do público que irá ao Sambódromo.
Metrô
Para acessar o Sambódromo, o público destinado ao setor par poderá utilizar as estações Cidade Nova, Estácio e Praça Onze e aqueles destinados ao setor ímpar deverão utilizar a estação Central do Brasil.
Mais de 3,1 milhões de passageiros devem circular pelo metro nos dias de folia. MetrôRio vai funcionar 24 horas em esquema especial durante os cinco dias de carnaval: a partir das 5h de sexta-feira (09) até meia-noite de terça-feira (13). Na terça-feira, o horário de embarque nas estações Central do Brasil/Centro e Praça Onze se estende até 1h.
No sábado de Desfile das Campeãs, o metrô volta a funcionar na madrugada até as 23h de domingo (18).
Trem e ônibus
Via trem, os foliões podem utilizar a estação Central do Brasil. Por ônibus, mais de 50 linhas passam pela área do evento, vindo de diversas regiões da cidade. As linhas de ônibus sofrerão modificações nos itinerários que passam por áreas interditadas e táxis terão pontos de embarque no entorno do Sambódromo.
*(sob supervisão de André Rigue)
Fonte: CNN Brasil