Tela Noticias

Derrota no Senado traz alerta para governo sobre indicação de Dino ao STF

Derrota no Senado traz alerta para governo sobre indicação de Dino ao STF

Por uma diferença de três votos, Igor Roberto Albuquerque Roque, o escolhido por Lula para o comando da Defensoria Pública da União, foi derrotado

A decisão do Senado Federal de rejeitar o indicado pelo governo para a Defensoria Pública da União (DPU) acendeu o alerta no Palácio do Planalto quanto aos riscos de derrota também do nome de quem será indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Para auxiliares do governo, o resultado impôs uma dificuldade extra para aprovação de uma eventual indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, ao STF. A avaliação entre lideranças do governo é de que o ambiente hoje está sensível e o Planalto terá que articular melhor a indicação ao STF para não amargar derrota.

Dino tem sido alvo de críticas de parlamentares, além de estar na mira do fogo amigo de quem torce por outros cotados à cadeira na Suprema Corte.

“Vai Lula, indica o Flávio Dino ‘pro’ STF. O Senado ‘tá’ esperando”, afirmou o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), em comemoração à derrota do Planalto para a DPU. Em suas redes, ele publicou uma foto do painel com o placar apertado da votação.

Por uma diferença de apenas três votos, Igor Roberto Albuquerque Roque, o escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o comando da DPU perdeu. Foram 38 votos contra sua indicação e 35, a favor.

Roque foi indicado em maio para o cargo de defensor público-geral da União. Em julho, ele foi sabatinado e teve o nome aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Desde então, a votação em plenário foi adiada diversas vezes, até vir a derrota registrada nesta quarta-feira.

A vaga no STF está aberta há quase um mês. O indicado irá substituir a ministra Rosa Weber, que se aposentou em 30 de setembro.

Fonte: CNN Brasil

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *