Tela Noticias

Dicas para manter o solo fértil e frutos crescendo saudáveis

Dicas para manter o solo fértil e frutos crescendo saudáveis


Produtor rural, conheça as soluções do Bradesco que dão todo suporte para você crescer junto.
Shutterstock
Se você tem um pomar, sabe que a reposição de nutrientes no solo é uma etapa importante para o desenvolvimento das plantas e estabilidade produtiva. Vale considerar as especificidades de cada solo, mas no geral isso assegura a qualidade dos frutos, uma vez que nem sempre os nutrientes estão disponíveis em quantidades suficientes para promover o crescimento esperado.
O primeiro passo é uma análise e diagnóstico do solo. É por meio dessa avaliação que você, produtor, obtém um retrato das condições atuais do solo, podendo então identificar deficiências e as correções necessárias de produção nas lavouras brasileiras. Por isso, para atender às demandas do ciclo de produção, temos uma boa notícia: pequenos produtores podem contar com o Bradesco, seja para investir na produção, comprar insumos de maneira antecipada, entre outros tipos de financiamento.
Saiba mais sobre essa solução e confira dicas para adubar árvores frutíferas. Elas podem contribuir para evolução do método mais adequado ao seu tipo de cultivo.
Como adubar: É importante lembrar-se das raízes, por isso a adubação deve ser feita por toda projeção da copa, ou seja, até onde a árvore faz sombra. Aplique o adubo no solo, exceto próximo ao tronco – a distância ideal para a aplicação é de 25 a 50 cm a partir dele.
Faça a rega em seguida, assim o solo poderá absorver melhor os nutrientes. Lembre-se também de seguir as indicações de quantidade da embalagem. Recomenda-se a utilização de produtos reconhecidos e consultar um agrônomo que atenda a região e oriente sobre as melhores prática.
Macronutrientes: São os nutrientes absorvidos em quantidades mais elevadas. Representados pela sigla NPK, os mais importantes para o desenvolvimento das plantas são o nitrogênio, fósforo e potássio. Eles são indispensáveis para que as árvores frutíferas cresçam saudáveis, sendo esse último o principal para estimular o surgimento de flores e frutos.
Os fertilizantes NPK proporcionam folhas mais verdes, auxiliam no desenvolvimento dos brotos e no fortalecimento dos tecidos vegetais. Além de oferecer condições para que os frutos tenham bom tamanho, forma, coloração e melhor resistência a pragas.
Outros macronutrientes úteis para o desenvolvimento das plantas são o cálcio, o magnésio e o enxofre.
Micronutrientes: Esses são nutrientes que precisam ser repostos nas plantas em menores quantidades. A importância deles está no complemento que fornecem às necessidades de cada árvore frutífera, para que sejam supridas por completo.
Um exemplo é o manganês, que previne folhas com buracos e amareladas. Outro micronutriente é o ferro, que atua no processo de respiração das plantas, além de contribuir para a realização da fotossíntese. Cobre e zinco são mais alguns exemplos de micronutrientes.
A utilização deles facilita o cumprimento do ciclo de vida da planta. Isto é, evitam perdas na produtividade. Por isso, não esqueça de inseri-los no seu plano de adubação.
Adubação orgânica: Pode ser uma boa alternativa para suprir os nutrientes do solo de forma sustentável e sem aditivos químicos. O adubo orgânico é proveniente da matéria orgânica decomposta e pode ser obtido pela compostagem dos resíduos vegetais da própria propriedade rural.
Além disso, a adubação orgânica promove o desenvolvimento dos microrganismos benéficos para as plantas, contribuindo para o melhor desenvolvimento delas.
Caso opte por adubos orgânicos, a técnica do coroamento é uma das formas de adubação que garantem maior índice de nutrientes por mais tempo. Para isso, é feito um círculo na mesma proporção da copa, e a terra dessa área é retirada. A profundidade recomendada para essa prática é entre 10 e 20 cm.
Depois, basta cobrir com folhas, cascas de frutas, aparos de grama, entre outros. Assim que o volume dessa matéria orgânica for diminuindo, o produtor pode repor o adubo. E a sua hortifruticultura pode ser ainda melhor.
Crédito para sua produção rural – apoio ao pequeno produtor
Seja você um produtor rural ou um representante de uma cooperativa agropecuária, dá pra investir e alavancar a comercialização de seus produtos de maneira descomplicada com o Bradesco. É possível contratar financiamento para até 100% do seu orçamento, com pagamento em até 60 dias após a colheita*.
Há um amplo portfólio com diversas linhas de crédito rural direcionadas para o financiamento do custeio, investimento, comercialização e industrialização.
Conte ainda com o suporte de um time de agrônomos especializados nas Plataformas Agro ou em mais de 800 pontos atendimento do Bradesco. Nunca foi tão prático investir no seu agronegócio!
Todo esse apoio tem uma razão, afinal, para o Bradesco, você vem primeiro.
Para conhecer mais sobre o Crédito Rural e outras modalidades de financiamento do Bradesco pensadas para o produtor, clique aqui.
*Sujeito a análise de crédito e demais condições do produto.​
 

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *