Soldados ucranianos modificam equipamentos comuns para identificar tropas russas. Alteração no software visa dificultar a localização do piloto. Drones são hackeados para a guerra na Ucrânia
Soldados ucranianos estão usando drones comerciais comuns como equipamento de guerra contra a Rússia. Hackers reprogramam os drones para que não sejam rastreados e também desenvolveram dispositivos que os habilitam a lançar bombas.
“Nosso objetivo é identificar o inimigo. Se possível, em tempo real. Assim, podemos atingir com precisão o alvo que vimos, sem prejudicar civis”, disse um soldado ucraniano que pediu para ser identificado como Ruf.
Fotos aéreas mostrando o alvo por atingir se tornaram comuns nesta guerra. Ao contrário de outros equipamentos militares, ambos os lados usam os mesmos drones
“Usamos estes drones de consumo porque eles têm boas câmeras e boas especificações técnicas. A única coisa que fazemos é remover algumas das limitações do software”, disse Ruf.
Recentemente, a Ucrânia recuperou algumas cidades na sua última contraofensiva, mas os soldados ucranianos dizem que continuam em desvantagem.
A maioria dos drones do mercado são fabricados pela empresa chinesa DJI, que também produz o “aeroscópio”, uma ferramenta para rastrear drones e seus pilotos.
“O aeroscópio pode identificar o modelo do drone, suas coordenadas, sua trajetória e, também o ponto de partida, para onde irá quando for chamado de volta. O sistema de reconhecimento passa estas coordenadas para a artilharia que, então, aponta a mira para o nosso piloto”.
A Ucrânia alega que a empresa fornece esse software para os militares russos, mas não para os ucranianos. A DJI nega favorecer a Rússia.
Civis passeiam diante de construções destruídas em Okhtyrka, na Ucrânia
Genya SAVILOV / AFP
- MPT investiga condições de trabalho de operários estrangeiros em obra da fábrica da BYD na Bahia; construção começou há 8 meses
- Moradores de Camaçari Enfrentam Descaso no CRAS: Documentos Jogados e Falta de Atendimento
- Caetano denuncia compra de votos
- Debate para Prefeitura de Camaçari tem perguntas sobre corrupção, geração de emprego e segurança pública
- Camaçari pode ter segundo turno pela primeira vez; veja quem são os candidatos à prefeitura
- Dólar cai quase 1% no dia após fala de Lula sobre fiscal e recua 0,7% na semana; bolsa perde 2%
- Dívida pública deve ultrapassar 100% do PIB em 2030, estima IFI
- Dólar retoma alta e bate R$ 6,29 após nova intervenção do BC; Ibovespa sobe
- Dólar dispara e fecha a R$ 6,26, nova máxima histórica; bolsa cai mais de 3%
- Juros devem cair só no segundo semestre de 2025, projeta CNI
- Governo se defende e tenta afastar imagem de “desidratação do pacote fiscal”
- “Minha intenção é permanecer no Senado”, diz Pacheco
- Votação do orçamento fica para o ano que vem
- Câmara conclui votação de projeto que incentiva transição energética
- Pacheco considera sessão no sábado (21) para votar Orçamento