Tela Noticias

Enem 2022: professores avaliam como ‘relevante’ o tema da redação sobre comunidades e povos tradicionais no Brasil e dão dicas de como abordar o assunto

Enem 2022: professores avaliam como ‘relevante’ o tema da redação sobre comunidades e povos tradicionais no Brasil e dão dicas de como abordar o assunto


Tema proposto é o mesmo para os candidatos que fazem o Enem Digital. Quase 3,4 milhões de pessoas se inscreveram para realizar as provas. Movimentação de candidatos do Enem em Ribeirão Preto
Érico Andrade/g1
Professores de cursinho ouvidos pelo g1 neste domingo (13) consideraram “relevante” e “a cara do Enem” o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, que foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”, e dão dicas de como abordar o assunto.
RESOLUÇÃO DO ENEM 2022, AO VIVO: o g1 corrigirá a prova a partir das 18h30 deste domingo. O programa será transmitido na página do g1 e nos canais no YouTube e no TikTok
GABARITO EXTRAOFICIAL DO ENEM 2022: Anglo fará a correção das questões do 1º dia
COBERTURA EM TEMPO REAL – acompanhe por aqui
GALERA DE FOTOS – veja galeria do primeiro dia de exame
A prova de redação do Enem exige a produção de uma dissertação, em que o candidato precisa defender um ponto de vista.
Para Roberta Panza, professora e autora do Colégio e Sistema pH, o tema desta edição do Enem é “bem importante para o contexto” brasileiro. “Mesmo sem ter acesso aos textos de apoio, o que dá para dizer é que é um tema bem interessante, bem importante para o nosso contexto”, avalia.
Segundo ela, o tema “dialoga muito com o eixo também de meio ambiente, porque fala da valorização das comunidades e dos povos tradicionais”. Ela pondera ainda que o assunto é “bem universal”, que faz refletir sobre cultura e sociedade.
“Estamos falando de minorias sociais históricas, que são grupos que sofrem e sofreram opressão. São grupos importantíssimos para o país. Pensar os desafios desses grupos dentro do nosso país é uma questão super importante, principalmente para alunos do ensino médio”, diz.
Na avaliação de Daniela Toffoli, coordenadora de Linguagens do Curso Anglo, esse tema “é a cara do Enem.
“É um problema de ordem social que, portanto, vai levar o aluno a pensar em uma proposta de intervenção que valorize os direitos humanos. Nesse tema em especial, que valorize os direitos humanos das comunidades e dos povos tradicionais do Brasil”, reflete.
A professora do Anglo pondera que, para dar encaminhamentos mais específicos no que diz respeito à argumentação, é preciso saber o perfil da coletânea para entender se o recorte é um pouco mais cultural ou diz respeito à questão da violência contra estes povos. No entanto, ela destaca que, o fato de o tema já dizer que existem desafios para que se valorize estas comunidades e povos tradicionais, faz com que seja possível pensar em alguns pontos que são muito afins deste tema.
“Por exemplo, o passado histórico escravocrata em que os indígenas foram escravizados e essa mentalidade de que são povos inferiores, de que não foram inseridos na sociedade de forma adequada ainda predominam nos dias de hoje. Então, existe um certo preconceito”, ressalta.
Falta de representatividade política
Daniela cita ainda a falta de representatividade política desses grupos. “Tivemos campanhas, agora neste ano de eleição, muito fortes para que se aumentasse a representatividade política destes povos. A gente pode pensar na mentalidade de preconceitos que existem ainda em relação a estas comunidades, à cultura destes povos, e também, claro, não dá para ignorar o agronegócio que, a partir do momento em que se sobrepõe à preservação destes povos, faz com que eles sejam desvalorizados”, afirma.
Na avaliação da professora da Stoodi Letícia Flores, o tema da redação dialoga diretamente com a proposta do Enem 2021, sobre a dificuldade e acesso ao registro civil, que atinge fortemente os povos indígenas.
“Esse tema de redação traz para o aluno a oportunidade de refletir a respeito da sua identidade brasileira”, afirma.
De acordo com ela, a partir do tema proposto o candidato tem que estruturar a dissertação da seguinte forma:
pensar qual é essa situação-problema para apresentar na sua introdução;
pensar em um ponto de vista para defender em relação a essa frase temática;
mostrar quais são os desafios no desenvolvimento do seu texto, trazendo os dados para argumentar em relação ao seu ponto de vista apresentado na introdução e já apontando caminhos para enfrentar esse problema na sua proposta de intervenção na conclusão com agente claro, com meios e os efeitos que a sociedade colhe beneficamente, com essa ação clara que vai colocar na redação para enfrentar esse problema.
“Lembrando que o resgate à tradição populares dos povos originários brasileiros também é uma oportunidade do aluno relembrar sua história, reforçar sua identidade brasileira, de fato, e conseguir pensar e agir como cidadão no mundo de hoje”, pondera Letícia Flores.
Fabiula Neubern, coordenadora de Redação do Poliedro Curso, nota que, ao tematizar os desafios, a proposta retoma um formato que não aparecia desde 2017 quando o tema foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”.
“O problema é o desafio de valorizar. É importante que o aluno, então, pense sobre causas da dificuldade desta valorização destes povos tradicionais e comunidades tão importantes para a cultura do país. E é possível, também, que ele pense em consequências da desvalorização ou da dificuldade de valorizar estas comunidades e povos”, diz.
Para Luciano Segura, professor do Curso Intergraus, a proposta é muito atual e trata de um problema pertinente à realidade dos estudantes, além de ser impactante para toda a sociedade.
Maria Aparecida Custódio, professora do Laboratório de Redação do Objetivo, destaca que o tema fala de povos indígenas, mas também de outras comunidades que dificilmente são lembradas. “Como os ciganos, os extrativistas, os pescadores, os quilombolas, e tantas outras comunidades que têm um papel importantíssimo de proteção do território e da terra”, diz.
Além da redação, os candidatos fazem neste domingo as provas de linguagens e ciências humanas neste primeiro dia de Enem. Antes da prova, a ansiedade gerou diversos memes nas redes sociais.
Confira o tema da redação do Enem em outros anos
Enem 2021 – “Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”
Enem 2020 – “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”, na versão impressa; e “O desafio de diminuir a desigualdade entre regiões no Brasil”, na digital.
Enem 2019 – “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.
Enem 2018 – “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”
Enem 2017 – “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”
Enem 2016 – “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”.
Enem 2015 – “A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira”
Enem 2014 – “Publicidade infantil em questão no Brasil”

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *