A estudante Maria Eduarda Silva Moreira, de 13 anos, aluna da Escola Municipal Ilay Garcia Ellery, vive dias de grande expectativa e felicidade. Ela representará Camaçari nos Jogos Escolares Brasileiros 2022, no Rio de Janeiro, após conquistar a classificação nas etapas estaduais de tênis de mesa. O feito inspira orgulho na família, nos colegas e nos professores e, nesta sexta-feira (21/10), a atleta também recebeu o abraço de felicitação da secretária da Educação, Neurilene Martins, que foi à unidade para cumprimentá-la.
Acompanhada da mãe, a secretária escolar Carlucia da Silva Soares, Duda, como a adolescente é conhecida, se emocionou ao falar da responsabilidade que tem diante de si e das experiências que o esporte está possibilitando em sua vida. “Quando recebi a notícia, não acreditei. Depois me emocionei e comemorei bastante. Foi um turbilhão de sentimentos”, lembrou. Duda treina três vezes na semana e é descrita pela mãe como disciplinada e comprometida com o que se propõe a fazer.
A gestora da Secretaria da Educação (Seduc), Neurilene Martins, parabenizou a estudante e destacou a importância do esporte para a juventude. “Você está vivendo um grande sonho e proporcionando alegria para todos nós de Camaçari, mostrando o esporte como um farol. Saiba que você já é a nossa campeã”, afirmou, acrescentando que os Jogos Escolares Brasileiros, enquanto espaço de intercâmbio esportivo e cultural, permitirá que a estudante socialize e compartilhe sua história com estudantes de todo o país.
Carlucia admite que, quando pensa na filha indo para longe, mesmo que só por alguns dias, fica um pouco apreensiva, mas deixa claro que o instinto predominante é o de apoiar a filha. “Para mim, é motivo de orgulho. Ela sempre foi uma menina muito gentil e atenciosa, e sei que essa vai ser uma grande experiência para ela. Conversar com a equipe do tênis de mesa me tranquilizou, e ela tem o meu apoio e incentivo”, destacou.
Jogos Escolares Brasileiros – Principal competição escolar do Brasil, os Jogos Escolares Brasileiros foram retomados em 2022, após um hiato de 17 anos, e, entre os dias 31 de outubro e 15 de novembro, vai reunir quase 6 mil estudantes-atletas de 12 a 14 anos, que usufruirão da sua primeira oportunidade de disputar uma competição nacional deste porte, divididos em 17 modalidades. O evento é realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e pela Secretaria Especial do Esporte, órgão oficial do Ministério da Cidadania, com apoio da Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ).