Nesta quarta-feira (22/3), a exposição virtual “Mulheres – histórias cotidianas” homenageia a produtora cultural e ativista negra de movimentos sociais Rose Braga. Promovida pela Secretaria da Cultura (Secult) durante o mês de março, a mostra pode ser conferida clicando no banner, na parte inferior da página principal do Portal da Secult, disponível também por meio deste link.
A obra é de autoria de Villian Moreira dos Santos Moura, tendo como título “Cozinhando Para o Maestro”. A fotografia foi selecionada na categoria estudantil da edição de 2019 do concurso cultural Fotografe Camaçari, tendo como professor orientador Marcus Leone Coelho.
Rose Braga é produtora cultural, ativista negra de movimentos sociais, além de empreendedora da gastronomia afro-brasileira e do turismo étnico em comunidades quilombolas, indígenas e em terreiros de religiões de matrizes africanas, onde visa a valorização e promoção de grupos de cultura popular.
Exposição
As fotografias expostas compõem o acervo das edições anteriores do concurso Fotografe Camaçari, que visa estimular a arte e a produção de registros fotográficos. Nas imagens selecionadas são retratadas mulheres do município e suas histórias, no cotidiano profissional ou pessoal.
A culminância do projeto “Mulheres – histórias cotidianas”, promovido por meio do subprograma Camaçari Nos Trilhos da Memória, será marcada com a realização da versão presencial da exposição, que poderá ser conferida no Museu de Camassary. Em breve serão divulgadas mais informações.