Em Angra dos Reis (RJ), presidente criticou discurso anti-estatais e afirmou que a Petrobras é a empresa mais eficiente do mundo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta segunda-feira (17), que a extrema-direita venceu a “batalha contra o papel do Estado” no Brasil. A declaração foi feita em cerimônia de anúncios da Petrobras em Angra dos Reis, no litoral fluminense.
“A extrema-direita, nesse país, ganhou a batalha contra o papel do Estado. O Estado é corrupto, caro, não presta. O que é bom, que eles vendem, é a iniciativa privada. E muitas vezes, nós acreditamos”, disse Lula.
“Quando eles querem acusar [as empresas estatais] de ineficiência, eles vão no salário: ah, por que um cara da Petrobras tem que ganhar tanto? Por que um engenheiro tem que ganhar tanto? Por que a Magda [Chambriard, presidente da Petrobras] tem que ganhar tanto?”, acrescentou.
Em seguida, Lula comparou o valor do salário recebido pelo CEO da Eletrobras antes e depois do processo de privatização da empresa, concluído em junho de 2022, ainda na gestão de Jair Bolsonaro (PL).
“O salário do presidente da Eletrobras, quando não era privatizada, era de R$ 60.000,00. Eles privatizaram a Eletrobras, o salário foi para R$ 360.000,00, mais não sei quantos milhões de bônus. É essa a economia que eles fazem”, argumentou o presidente.
Lula relembrou, na sequência, que o ex-presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, que dirigiu a estatal entre 2005 e 2012, costumava deslocar-se em voos de carreira, dispensando aeronaves oficiais.
“A Vale também era assim. Quando a Vale foi privatizada, compraram logo um Gulfstream G500 – um avião que tinha 17 horas de autonomia. Ia do Rio de Janeiro a Moscou. E o presidente da Petrobras andando de avião de carreira, esperando quatro, cinco horas no aeroporto. E era a Petrobras que era acusada de malversação de dinheiro, mau uso do dinheiro”, declarou o chefe do Executivo.
“Então é preciso que a gente levante a cabeça e não nos deixarmos enganar cada vez que eles começam a falar da ineficiência da Petrobras. Não tem empresa mais eficiente no mundo do que a Petrobras. Não existe”, finalizou Lula.
Fonte: CNN Brasil