Tela Noticias

França apoia proposta de Lula para COP30 na Amazônia

França apoia proposta de Lula para COP30 na Amazônia


Líder francês, Emmanuel Macron, respaldou sugestão de presidente eleito para Conferência do Clima de 2025 e falou de uma ‘estratégia amazônica’. Os presidentes da França, Emmanuel Macron, e dos Estados Unidos, Joe Biden, durante a cúpula do G20 em Bali, na Indonésia, em 17 de novembro de 2022.
Bay Ismoyo/Pool Photo via AP
O presidente francês, Emmanuel Macron, expressou apoio nesta quinta-feira à proposta do presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, para organizar na Amazônia a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP, de 2025.
“Gostaria muito de ter uma COP na Amazônia, assim apoio plenamente esta iniciativa do presidente Lula”, afirmou Macron. “Apoio a volta do Brasil a uma estratégia amazônica. Nós precisamos”.
Lula participa como convidado da COP27, que acontece em Sharm El-Sheik, no Egito. Em discurso na quarta-feira (16), o brasileiro expressou o desejo de organizar a COP30 na Amazônia, região essencial para o equilíbrio do clima e da biodiversidade mundial.
“A França é uma potência do Indo-Pacífico e uma potência amazônica. A maior fronteira externa da França e da Europa é a fronteira da nossa Guiana com o Brasil”, afirmou Macron, que participa de uma reunião na Tailândia um dia depois de se reunir com líderes globais na cúpula do G20, em Bali, na Indonésia.
O Brasil havia sido escolhido para sediar a COP em 2019, mas o evento foi transferido após a eleição de Jair Bolsonaro como presidente no fim de 2018.
A recente vitória de Lula abriu caminho para uma reaproximação entre Paris e Brasília, já que as relações de Macron com Jair Bolsonaro ficaram estremecidas ao longo dos quatro últimos anos.
A França considera o Brasil um “sócio essencial na América Latina”, afirmou na terça-feira a secretária de Estado francesa para a Europa, Laurence Boone, ao anunciar uma nova estratégia para os próximos meses.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *