Tela Noticias

França vai treinar 2.000 soldados ucranianos em seu território

França vai treinar 2.000 soldados ucranianos em seu território


Segundo ministro da Defesa francês, militares passarão ‘várias semanas’ no país para treinamentos de combate, de logística e em armamentos fornecidos por Paris a Kiev. Países da Otan forneceram à Ucrânia armas sofisticadas, como esse sistema antitanque
Getty Images via BBC
A França irá treinar até 2.000 soldados ucranianos por várias semanas, anunciou o ministro da Defesa, Sébastien Lecornu, ao jornal Le Parisien neste domingo (16).
Esta é a primeira vez que o país se compromete com um programa de treinamento militar dessa magnitude desde o início do conflito na Ucrânia.
A França já havia recebido artilheiros ucranianos para ensiná-los a usar os famosos canhões César. Desta vez, no entanto, o programa anunciado por Lecornu é de uma magnitude diferente. Os soldados serão recebidos em território francês para três tipos de treinamento: um combatentes, outro de logística e um terceiro de treinamento em equipamentos fornecidos pela França.
Desde o início do conflito, outros países também receberam soldados ucranianos para sessões de treinamento em seus territórios, como o Reino Unido.
Na terça-feira (12), a Ucrânia recebeu o seu primeiro sistema de defesa aérea Iris-T da Alemanha, capaz de proteger uma cidade inteira de bombardeios. 
A formação sobre equipamentos fornecidos pela França será sobre os canhões César, assim como os mísseis antitanque Milan, os mísseis antiaéreos Mistral e, em breve, o sistema de defesa antimísseis Crotale. Este último ainda será entregue aos ucranianos, como indicou o presidente francês, Emmanuel Macron, esta semana.
Sébastien Lecornu não especificou quantos sistemas Crotale serão entregues à Ucrânia em breve, afirmando simplesmente que seu número será “significativo para defender os céus” do país.
O ministro da Defesa ainda esclareceu que não faltará equipamentos desse tipo para o Exército francês, uma vez que estes dispositivos devem ser substituídos pelos sistemas Mamba, mais novos e mais eficientes que o Crotale.
Por fim, Sébastien Lecornu afirmou que a França está entre os cinco principais aliados em termos de ajuda militar à Ucrânia – e que, tendo optado por “ser discreto” sobre essa ajuda, o país está fazendo muito mais do que o indicado pelos rankings internacionais publicados nas últimas semanas. O Instituto Kiel para a Economia Mundial classifica a França em 7º lugar em termos absolutos para ajuda à Ucrânia e 22º se o valor dessa ajuda estiver relacionado ao PIB nacional.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *