A previsão é que ele toque o solo mexicano na segunda-feira (3). O México sofre todo ano o embate de ciclones tropicais. Imagem de satélite mostra a tempestade tropical Orlene no sábado, 1 de outubro de 2022, na costa noroeste do Pacífico do México
NOAA via AP
O furacão Orlene ganhou força neste domingo (2) tornando-se furacão categoria 4 em direção à costa mexicana do Pacífico, onde está previsto que toque o solo na segunda-feira (3) à noite, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.
O relatório do NHC, divulgado às 9h do horário de Brasília, reportava que o furacão estava a 170 quilômetros ao sudoeste de Cabo Corrientes, no estado de Jalisco, e a 250 quilômetros ao sul das Ilhas Marias.
O epicentro do furacão Orlene deve passar perto ou sobre as Ilhas Marias até segunda pela manhã e chegar à costa do México continental de noite, acrescentou o NHC.
Por sua vez, a mexicana Comissão Nacional de Água estimou que Orlene perderá força e tocará o solo na terça-feira como furacão de categoria 1 ou 2.
“Suas faixas de nuvens causarão chuvas intensas e torrenciais (de 150 a 250 mm) nas áreas de Nayarit (à qual pertencem as Ilhas Marias) e Jalisco”, relatou a comissão. “Sua circulação gerará rajadas de vento de 90 a 110 km/h e ondas de 3 a 5 metros de altura nas costas de Nayarit e Jalisco.”
Autoridades mexicanas pediram que os habitantes das áreas de risco procurem abrigos temporários. A secretaria da Marinha do México, por sua vez, fechou os portos de Nayarit e Jalisco.
As autoridades continuam vigilantes sobre o desenvolvimento do furacão para avaliar a retirada de turistas de resorts mexicanos, informou Víctor Hugo Roldán, diretor da Defesa Civil de Jalisco, à imprensa local.
O México sofre todo ano o embate de ciclones tropicais tanto em sua costa do Pacífico como do Atlântico, geralmente entre maio e novembro.
Em outubro de 1997, o furacão Paulina atingiu a costa do Pacífico mexicano como furacão de categoria 4 deixando mais de 200 mortos.
Foto de arquivo mostra costa das Ilhas Maria, no México
REUTERS/Henry Romero
- MPT investiga condições de trabalho de operários estrangeiros em obra da fábrica da BYD na Bahia; construção começou há 8 meses
- Moradores de Camaçari Enfrentam Descaso no CRAS: Documentos Jogados e Falta de Atendimento
- Caetano denuncia compra de votos
- Debate para Prefeitura de Camaçari tem perguntas sobre corrupção, geração de emprego e segurança pública
- Camaçari pode ter segundo turno pela primeira vez; veja quem são os candidatos à prefeitura
- Esta foi a primeira reunião de Galípolo como presidente do BC, não a última de Campos Neto
- PT reclama de Haddad e falta de explicação para eleitores com pacote fiscal
- Governo planeja campanha sobre isenção do IR
- Copom decide juros nesta quarta (11), na última reunião com Campos Neto à frente do BC
- IPCA desacelera a 0,39% em novembro; preços das carnes impactam índice, diz IBGE
- Câmara dos Deputados aprova quatro projetos de segurança pública
- Quaest: 52% aprovam o trabalho de Lula; 47% desaprovam
- Lula estar hospitalizado não interfere no ritmo de votações do Congresso, diz Padilha
- Projeto de inteligência artificial deve ser votado pelo Senado nesta terça (10)
- PEC da Segurança: governadores voltam a Brasília para cobrar mudanças