Tela Noticias

Governo quer evitar exposição de Lula, depois de responder Maduro via Itamaraty

Governo quer evitar exposição de Lula, depois de responder Maduro via Itamaraty

Manifestação veio após avaliação se Brasil deveria mesmo rebater Venezuela

O governo brasileiro se viu sem condições de não responder às provocações do governo Nicolás Maduro e lançou uma nota via Itamaraty. No entanto, ainda prefere evitar exposição direta da imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Por isso, a manifestação veio do Ministério de Relações Exteriores e não partiu oficialmente do Palácio do Planalto.

A avaliação no Palácio do Planalto é de que foi ofensiva a postagem, pelo governo Maduro, de uma imagem borrada de Lula com a mensagem de que “quem se mete com a Venezuela, se dá mal”.

O Brasil também disse serem ataques pessoais e escalada retórica sem relação com a forma respeitosa que o país trata a Venezuela.

O Brasil avaliou não cair na provocação de Maduro. Mas, depois, ganhou força o entendimento de que o país não deveria se calar diante do mal uso de símbolos nacionais, como a imagem da bandeira brasileira.

“Chega uma hora que tem que responder”, afirmou à CNN, sob reserva, neste domingo (3), um ministro que cuida das manifestações do governo sobre o posicionamento do Brasil contra Venezuela.

Após a resposta do Brasil, em poucas horas, o governo venezuelano retrucou e disse que o Brasil se fazia de vítima.

Apesar disso, o governo brasileiro não pretende divulgar outra réplica. Ministros palacianos e também integrantes do corpo diplomático observam que aceitar o bate-boca com o governo Maduro tira o foco das atenções sobre o pleito venezuelano e o futuro do país vizinho.

Fonte: CNN Brasil

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *