Tela Noticias

Governo vai recorrer de afastamento do presidente do conselho da Petrobras, diz ministro

Governo vai recorrer de afastamento do presidente do conselho da Petrobras, diz ministro

Em sua fala, o ministro ainda indicou que não espera paralisia do conselho com o afastamento

O ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, afirmou nesta sexta-feira (12) que o governo vai recorrer da decisão judicial que afastou o presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Pietro Mendes.

“Decisão judicial, naturalmente, se cumpre e se recorre, já que foi uma decisão de primeira instância“, disse.

Silveira disse que “ninguém é insubstituível”, mas que é “imprescindível” a contribuição de Pietro Mendes para a Petrobras. O ministro destacou a “qualidade técnica” do quadro e o fato de que a Petrobras é uma empresa de economia mista, cujo governo é controlador.

Mendes é secretário nacional de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia e um dos principais aliados do ministro dentro do Conselho de Administração da Petrobras.

Em sua fala, o ministro ainda indicou que não espera paralisia do conselho com o afastamento.

O juiz da 21ª Vara Cível Federal de São Paulo atendeu ao pedido de uma ação popular promovida pelo deputado estadual Leonardo Siqueira (Novo-SP) de que a nomeação de Pietro feria a Lei das estatais e o estatuto da estatal.

“Restou configurada, ao menos nesta análise inicial, a ilegalidade do ato administrativo de indicação de Pietro Adamo Sampaio Mendes no cargo de Conselheiro de Administração, pela União Federal, na qualidade de acionista controladora, bem como a da aprovação dessa indicação pela Assembleia Geral, e sua manutenção como Presidente do Conselho de Administração, concomitantemente com o exercício do cargo de Secretário da Secretaria Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia”, disse o juiz na decisão.

Fonte: CNN Brasil

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *