Um lugar voltado para a valorização do meio ambiente e a garantia de um futuro sustentável, assim é considerado o Horto Florestal Linaldo da Silva. Este importante instrumento de lazer, com espaço moderno, atrativo, destinado para toda a família, comemorou nesta terça-feira (27/9), véspera do aniversário de 264 anos de emancipação política de Camaçari, um ano de revitalização.
Para comemorar, a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), promoveu um ato simbólico no Pavilhão Infantil, voltado para alunos da Rede Pública Municipal de Ensino. A programação contou com a participação de 100 alunos do 5º e 6º ano, da Escola Maria José de Mattos da Conceição, situada no bairro da Gleba B.
Para a gestora da unidade de ensino, Andréa Nascimento, a ação foi positiva. “Toda vez que a gente vem ao horto, a gente chama de aula de campo. É um ambiente maravilhoso para os nossos alunos. Sempre temos atividades posteriores direcionadas, é uma vivência maravilhosa para eles, sair do ambiente formal da sala de aula. Costumo dizer que é uma aula aberta, uma sala arborizada. Ter esse contato com a natureza, observar de perto e pegar tudo que aprendemos aqui e levar para nossa sala de aula é perfeito. Celebrar essa data com eles aqui, para nós é especial”, destacou.
Presente no evento, a titular da Sedur parabenizou a equipe pelo trabalho desenvolvido. “Eu queria, antes de qualquer coisa, parabenizar a equipe do horto, que vem fazendo um belo trabalho aqui. Estamos muito felizes em festejar com vocês o aniversário do nosso pulmão verde”, destacou Andréa Montenegro.
Frequentadora do parque desde o mês de dezembro, Pamela Nascimento Coelho, de 10 anos, classificou a iniciativa como um ato legal. “Achei ele muito lindo. Não parece que tem um ano, está tudo tão limpinho, conservado, organizado. Eu conheci o horto em dezembro, durante a programação do Natal, e amei”, concluiu. Já a Maria Vitória da Costa, 11 anos, conheceu há pouco tempo. “Eu conheci no último evento que teve aqui, que foi a Hamburgada do Bem, e gostei muito de ter vindo. Passar essa manhã aqui foi muito legal”, comemorou.
A celebração contou ainda com a participação do Conservatório de Música da Cidade do Saber, com um repertório com canções da Música Popular Brasileira (MPB) e grandes sucessos internacionais. Contação de histórias e pintura no rosto foram exemplos de atividades que contribuíram para a imaginação e alegria dos estudantes.
Balanço
De acordo com dados da coordenação do Horto Florestal, durante o primeiro ano de funcionamento, 99.248 pessoas visitaram o local, do total, 70.819 adultos e 28.420 crianças. De acordo com o levantamento, o uso do espaço gramado tem sido algo habitual para a realização de piqueniques e de leituras.
Além disso, o local recebe constantes visitações de grupos escolares; igrejas; centro de convivência do idoso e da família; cursos profissionalizantes; grupo de mulheres empreendedoras; e feirinhas colaborativas. O horto acolhe ainda, diversas pessoas que utilizam os espaços para a realização de atividades voltadas ao bem-estar físico e mental, como a prática de ioga e capoeira.