As operações de busca continuam, entrando hoje no terceiro dia. A polícia indiana prendeu nove pessoas sob acusação de homicídio culposo. Buscas por desaparecidos da ponte desmoronada na Índia é retomada nesta terça-feira (11)
Imagens de satélite divulgadas nesta terça-feira (1º) mostram a ponte sobre o rio Machchhu, no oeste da Índia, antes dela ser reaberta após reformas e depois que a ponte desabou matando 135 pessoas. (Veja na foto abaixo)
A ponte suspensa estava repleta de turistas quando se rompeu no domingo (30) à noite, derrubando as pessoas na água, no que se tornou uma das maiores tragédias do país.
Na imagem fornecida pela Planet Labs do dia 3 de setembro é possível ver onde ficava a ponte, enquanto na de 31 de outubro pode-se ver que ela não está mais lá.
Imagens de satélite mostram antes e depois da ponte que caiu na Índia
Planet Labs PBC via Reuters
As autoridades disseram acreditar que cerca de 200 pessoas estavam na ponte quando ela desabou. O número de mortos subiu para 135 nesta terça-feira.
“Uma pessoa que ficou ferida no incidente e estava no hospital sucumbiu aos ferimentos, elevando o número para 135”, disse GT Pandya, uma autoridade do município de Morbi.
Moradores locais disseram, no entanto, que acreditavam que mais de 200 pessoas estavam na ponte e temem que o número de mortos possa aumentar ainda mais.
O governo estadual disse em nota que 152 pessoas receberam alta do hospital, enquanto 17 ainda estavam em tratamento.
“Acreditamos que tenha uma pessoa desaparecida no momento”, disse Pandya.
Embora as autoridades tenham dito que quase todos os desaparecidos estão agora contabilizados, as operações de busca continuam, entrando hoje no terceiro dia.
“Suspeita-se que alguns corpos possam estar no chão do rio. É por isso que retomamos as operações com a ajuda de nossos mergulhadores”, disse Prasanna Kumar, oficial da equipe de resgates.
Vídeo mostra momento em que ponte suspensa na Índia desaba
Imagens de câmeras de segurança do incidente mostram um grupo de jovens tentando balançar a ponte de um lado para o outro, enquanto outros tiraram as fotos antes de caírem no rio após os cabos romperem. (Veja no vídeo acima)
A ponte, de 233 metros de comprimento e 1,25 metros de largura, foi originalmente construída em 1877 pela Inglaterra, durante o período colonial na Índia, e ficou fechada pelos últimos seis meses para reparos, sendo reaberta na semana passada.
A polícia indiana prendeu nove pessoas na segunda-feira (31) sob acusação de homicídio culposo. Os presos incluíam funcionários acusados de deixar muitas pessoas entrarem na ponte e empreiteiros que estavam encarregados do trabalho de reparo.
Ponte suspensa desabou na cidade de Morbi, no estado ocidental de Gujarat, na Índia, em 30 de outubro de 2022
Reuters
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, que estava em turnê pelo estado que tem eleições previstas para o início do próximo ano, deve visitar o local do desastre e o hospital de Morbi no final do dia, disseram autoridades.
O presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente chinês, Xi Jinping, estão entre os líderes de estado que enviaram condolências pela perda de vidas, muitas das quais eram crianças.
“Nesta hora difícil, continuaremos juntos e apoiando o povo indiano”, disse Biden em um comunicado.
A emissora estatal chinesa CCTV citou Xi dizendo: “Em nome do governo chinês e do povo chinês, gostaria de expressar nossas profundas condolências às vítimas e estender nossas sinceras condolências às suas famílias e feridos.”
Ponte suspensa cai na Índia; vídeo
Voluntários carregam vítimas de queda de ponte na Índia, em 31 de outubro de 2022
Sam Panthaky / AFP
- MPT investiga condições de trabalho de operários estrangeiros em obra da fábrica da BYD na Bahia; construção começou há 8 meses
- Moradores de Camaçari Enfrentam Descaso no CRAS: Documentos Jogados e Falta de Atendimento
- Caetano denuncia compra de votos
- Debate para Prefeitura de Camaçari tem perguntas sobre corrupção, geração de emprego e segurança pública
- Camaçari pode ter segundo turno pela primeira vez; veja quem são os candidatos à prefeitura
- Dólar cai quase 1% no dia após fala de Lula sobre fiscal e recua 0,7% na semana; bolsa perde 2%
- Dívida pública deve ultrapassar 100% do PIB em 2030, estima IFI
- Dólar retoma alta e bate R$ 6,29 após nova intervenção do BC; Ibovespa sobe
- Dólar dispara e fecha a R$ 6,26, nova máxima histórica; bolsa cai mais de 3%
- Juros devem cair só no segundo semestre de 2025, projeta CNI
- Governo se defende e tenta afastar imagem de “desidratação do pacote fiscal”
- “Minha intenção é permanecer no Senado”, diz Pacheco
- Votação do orçamento fica para o ano que vem
- Câmara conclui votação de projeto que incentiva transição energética
- Pacheco considera sessão no sábado (21) para votar Orçamento