Tela Noticias

Kremlin diz que documentário vencedor do Oscar sobre opositor russo mostra politização de Hollywood

Kremlin diz que documentário vencedor do Oscar sobre opositor russo mostra politização de Hollywood


Filme “Navalny”, que ganhou estatueta de melhor documentário, conta a história de Alexei Navalny, o líder da oposição russa preso pelo governo de Vladimir Putin. Ele foi transferido a uma prisão desconhecida. Yulia Navalny, esposa do opositor russo Alexei Navalny fala ao lado da filha Yulia e do diretor Daniel Roher, após o documentário ‘Navalny’ ganhar o Oscar
REUTERS/Carlos Barria
O governo russo se pronunciou nesta segunda-feira (13) sobre o documentário vencedor do Oscar na noite de domingo (12), “Navalny”, que conta a história do líder da oposição russo, Alexei Navalny.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que a vitória do filme mostra “elementos de politização” em Hollywood.
Navalny é o principal opositor ao governo de Vladimir Putin. Ele foi envenenado em 2020, sobreviveu mas foi preso ao voltar de uma viagem à Alemanha, para onde havia ido para tratar os efeitos da tentativa de assassinato. Desde então, o opositor está atrás das grades, e em maio do ano passado foi condenado a nove anos de prisão por fraude e desacato.
Na cerimônia do Oscar, a esposa do opositor, Yulia Navalny, e a filha do casal, Yulia, receberam o prêmio ao lado do diretor do documentário, Daniel Roher.
Quem é Alexei Navalny?
O paradeiro de Navalny é desconhecido desde junho do ano passado, quando ele foi transferido do presídio onde cumpria pena para outro não revelado. A defesa e a família do opositor afirmam não terem sido informados para onde ele foi levado.
Uma porta-voz de Navalny afirmou que havia especulações de que ele foi levado para a prisão de alta segurança IK-6 Melekhovo, cerca de 250 quilômetros a leste de Moscou.
O governo russo nunca se pronunciou sobre o paradeiro de Navalny, que pretendia se candidatar às eleições presidenciais russas em 2024, concorrendo com Putin.

administrator

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *