Responsável por Orçamento na equipe de transição afirmou que é prciso honrar compromissos, mas garantir mais recursos para investimentos. Acabar com teto é promessa de campanha de Lula. Wellington Dias (PT) na festa de comemoração de Rafael Fonteles (PT)
Laura Moura /g1
O senador eleito Wellington Dias (PT-PI), responsável pelo orçamento de 2023 na equipe de transição, afirmou, em vídeo divulgado neste domingo (20), que a lei do teto de gastos não funcionou e defendeu uma mudança na “âncora fiscal” .
“Eu acredito que todos compreendem que estamos chegando a praticamente um consenso de que é necessário a mudança da atual âncora fiscal. A lei do teto não funcionou”. afirmou.
Proposto em 2016 pelo então presidente Michel Temer, quando a área econômica era chefiada por Henrique Meirelles, e em vigor desde 2017, o mecanismo impõe um limite no valor que o governo federal pode gastar a cada ano.
Por essa regra, o crescimento da maior parte das despesas públicas fica limitado à inflação registrada em 12 meses até junho do ano anterior.
“Assim, pensamentos mais diferentes compreendem a necessidade de, para garantir um controle das contas públicas, a necessidade de uma revisão para uma âncora fiscal que possa ter maior segurança e, sim, isto vai acontecer”, afirmou Dias.
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, prometeu durante a campanha eleitoral acabar com o teto de gastos. Após vencer a eleição, Lula já coleciona declarações críticas ao mecanismo que, segundo ele, tira dinheiro para investimento em áreas prioritárias, como saúde e educação.
A Secretaria do Tesouro Nacional divulgou nesta segunda-feira (14) uma proposta de alteração da regra do teto de gastos para permitir que as despesas do governo cresçam acima da inflação.
- Moradores de Camaçari Enfrentam Descaso no CRAS: Documentos Jogados e Falta de Atendimento
- Caetano denuncia compra de votos
- Debate para Prefeitura de Camaçari tem perguntas sobre corrupção, geração de emprego e segurança pública
- Camaçari pode ter segundo turno pela primeira vez; veja quem são os candidatos à prefeitura
- Seis são investigados por suspeita de receber R$ 16,5 milhões em propina para conceder licenças ambientais do Inema na Bahia
- Anúncio do pacote de gastos pode ser feito na segunda-feira, diz Haddad
- Veja o histórico da relação comercial entre Brasil e China, iniciada há 50 anos
- Governo fecha acordo com “Starlink da China” e busca concorrência no setor
- G20: Cúpula de líderes inicia nesta segunda (18); veja o que esperar
- Guerras, super-ricos e a sombra de Trump: o que emperra o acordo no G20 no Brasil
- Bolsonaro e o plano de golpe: o que se sabe sobre o indiciamento pela PF
- Fim de pensão para familiares de militares expulsos evita benefícios a eventuais condenados por trama golpista
- Bolsonaro estava pescando em Alagoas quando soube da operação da PF, dizem aliados
- Deputada do PSOL pede a Moraes prisão preventiva de Bolsonaro
- Mudanças no Portal da Transparência vão facilitar rastreio de emendas, diz AGU